publicidade

A iniciativa contou com os alunos da Escola Internacional de Torres Vedras.

A Associação Oceanos sem Plásticos realizou mais uma ação de limpeza, que contou com a participação dos alunos da Escola Internacional de Torres Vedras, a convite do Arena Shopping.

A iniciativa decorreu em várias praias de Santa Cruz, iniciando-se na Praia de Santa Helena (em frente à Torre) e passou pelas praias centro, da Física, terminando no Pisão.

Para além de muitas beatas de cigarros, as crianças recolheram lixo proveniente da pesca (redes, boias, entre outros), pedaços de plásticos e micro plásticos (com menos de 0,5 cm de diâmetro), e até alguns objetos insólitos, como uma bota de borracha, provavelmente de um pescador.

No início da atividade, a Oceanos sem Plásticos sensibilizou os alunos para a importância de respeitarmos o Planeta, alertando para a possibilidade de em 2050 termos mais peso de plásticos do que de peixes no oceano (segundo dados da ONU), um dado muito preocupante que surpreendeu as crianças.

Esta organização ambiental mostrou ainda vários objetos dos anos 70 e 80, desde embalagens de margarina, a brinquedos de plástico, encontrados em praias do Oeste, demostrando que o plástico pode ficar dezenas de anos em contacto com o mar e a areia e manter-se praticamente inalterável.

Posteriormente, os alunos da Escola Internacional criaram uma obra de arte com o lixo recolhido nesta ação, que está em exposição no Arena Shopping, promotor da iniciativa.

A exposição tem como objetivo sensibilizar os milhares de visitantes deste centro comercial para a problemática do lixo marinho e da poluição do nosso Planeta.

A Oceanos sem Plásticos estará presente no Arena Shopping para acompanhar a visita à exposição de várias escolas do concelho, sensibilizando-as para esta temática.

publicidade

Artigo anteriorVem aí o Santa Cruz Kids 2023!
Próximo artigoPrepara-te para o Santa Cruz Open!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui