publicidade

Associação Salvador lança projeto inovador de sensibilização e angariação de fundos para apoio a pessoas com deficiência em Torres Vedras

A Associação Salvador e a Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras (APECI), com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, apresentam oficialmente o projeto “Juntos APECI e Associação Salvador” que visa a sensibilização e mobilização da comunidade de Torres Vedras na angariação de fundos para apoiar pessoas com deficiência.

O projeto ‘Juntos’ é de grande interesse para o Município, na medida que promove a solidariedade e a inclusão e desafia cada torriense a dar o seu contributo nesta ação que envolve uma parceria forte e sólida entre a Associação Salvador e a nossa Associação APECI.”, refere Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

O Projeto tem dois grandes objetivos: por um lado a sensibilização da comunidade para o respeito e a inclusão das pessoas com deficiência; por outro, de forma mais efetiva, propõe a angariação de fundos para a APECI e para a Associação Salvador, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Em boa hora recebemos este convite da Associação Salvador para participarmos no projeto ‘Juntos’. A nossa Associação luta todos os dias pela criação de melhores condições de vida dos nossos utentes e esta iniciativa irá contribuir para chegarmos mais perto do sonho da construção do Lar APECI”, refere Duarte Lucas, presidente da APECI.

O presente projeto, que decorre em Torres Vedras desde o início de março e com término em junho, pretende a mobilização das “forças vivas do concelho”, instituições, empresas, organizações, clubes, cidadãos em geral, de forma a poderem criar equipas e desenvolverem iniciativas de sensibilização e angariação de fundos. Estes parceiros, de acordo com o seu interesse, recursos e disponibilidade desenvolvem, a nível interno, junto dos seus públicos e no seu seio profissional ou associativo, iniciativas de sensibilização e angariação de fundos.

Os fundos conseguidos terão como destino o apoio à APECI para a construção de um lar para os seniores com deficiência intelectual e, assim, dar resposta ao principal desafio dos pais que pretendem dar um futuro digno aos seus filhos; bem como o apoio à Associação Salvador, para poderem mudar a vida das pessoas com deficiência motora, no âmbito dos seus diversos projetos, nomeadamente a promoção e apoio ao desporto adaptado.

Os Torrienses são muito solidários e acredito que se vão juntar à APECI e à Associação Salvador, que apoia anualmente centenas de pessoas com deficiência motora, criando grupos de amigos ou colegas para organizarem um ou dois eventos solidários. O valor angariado ajudará a APECI e apoiará o desporto adaptado, fundamental para o bem-estar físico e psicológico das pessoas com deficiência. Cada um de vós pode fazer a diferença e ajudar-nos a mudar vidas”, refere Salvador Mendes de Almeida, presidente da Associação Salvador.

Tendo como meta a angariação de 40 mil euros, o projeto “Juntos” conseguiu abordar, até ao momento, 128 instituições, envolver 47 organizações, mobilizar 52 voluntários, confirmar 26 atividades, agendar a presença em 36 locais diferentes e planear 87 dias de sensibilização para esta causa. Tudo isto perspetivando uma participação ativa de 20 mil pessoas num alcance total de 220 mil pessoas.

Iniciativas Projeto “Juntos APECI e Associação Salvador”

As iniciativas que constam já da agenda do projeto “Juntos” são várias e em diferentes áreas, nomeadamente: desportivas (desde um jogo com algumas estrelas do futebol, torneios de hóquei e ténis, passeios de bicicleta); culturais (através da organização de um concerto solidário, leilões de arte, teatro revista, noite de fados); lúdicas (com o planeamento de almoços e piqueniques solidários, logos humanos, concentração Motard, aulas de zumba); entre muitos outros. O objetivo da organização é a promoção de muitas outras ações de preferência que, no final, possam ter chegado a todas as freguesias do concelho de Torres Vedras.

“Uma Escola sem Barreiras”

A iniciativa “Uma Escola sem Barreiras” traduz-se num concurso promovido pelo projeto “Juntos pela APECI e pela Associação Salvador”, em parceria com o Município de Torres Vedras, no sentido de desafiar as crianças do concelho a pensarem numa comunidade escolar cada vez mais inclusiva e acessível.

Este concurso tem como objetivos sensibilizar os mais novos para a importância de existirem escolas sem “barreiras” físicas e incentivar os mais novos a serem cada vez mais inclusivos, desafiando-os a pensar noutras barreiras que possam ser quebradas, no sentido de existir uma maior igualdade e uma melhor integração cívica e social.

O projeto “Juntos” foi desenvolvido pela Associação Salvador e teve o seu início em Torres Vedras, mas tem a ambição de percorrer diferentes regiões do país, promovendo sempre uma instituição local que apoie as pessoas com deficiência. Em junho, o projeto “Juntos” está de partida para as Caldas da Rainha, prevendo-se ainda mais uma região até ao final do ano.

Sobre a APECI

A Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas (APECI), é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1979 por um grupo de pais, dispondo de várias áreas/serviços de atendimento para dar resposta às necessidades e promover a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual. A sua área de intervenção abrange os concelhos de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Cadaval e Alenquer.  A Associação tem como objetivo principal dar apoio a pessoas com deficiência, nomeadamente com compromisso cognitivo ou necessidades educativas especiais, mediante a prestação de serviços e de outras iniciativas de promoção do seu bem-estar e qualidade de vida, das famílias e comunidades.

Sobre a Associação Salvador

A Associação Salvador é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 2003 por Salvador Mendes de Almeida, com a missão de promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida. Com diferentes projetos ambiciosos, desde a área da integração, sensibilização, acessibilidades e conhecimento, assume uma postura ativa, responsável e credível na construção de uma sociedade inclusiva, com padrões de justiça e eficácia na integração plena das pessoas com deficiência motora.

Para mais informações contacte:

João Pedro Ferreira da Silva | juntos@associacaosalvador.com | 913 275 716

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.