
O Atelier dos Brinquedos, em Torres Vedras, acolhe de 4 de abril a 6 de julho a exposição Manual sem Instruções.
Refira-se que esta exposição convida o público a abandonar o papel de espetador, para se tornar parte ativa do processo criativo. Nela as obras apresentam-se como fragmentos de possibilidades a interpretações pessoais, podendo ser transformadas. A proposta é simples: o caminho não está definido, e o resultado nunca é previsível.
Em Manual sem Instruções as obras só acontecem em pleno através da interação de um movimento, encaixe ou ajuste, o que vai permitir que a obra ganhe novas formas e significados.
Exploram-se níveis diferentes de interação. A primeira interação é com um puzzle bidimensional, onde todas as peças encaixam em qualquer lugar, permitindo a experimentação livre sem constrangimentos. A segunda interação é com um puzzle tridimensional, no qual as formas ganham volume e convidam à construção criativa, em todas as direções. Já a terceira interação é com uma escultura, onde o público pode alterar o ângulo de certas partes, criando novas interpretações a cada ajuste.
Manual sem Instruções é um convite à flexibilidade, à criatividade e ao pensamento lateral, estimulando um olhar renovado sobre a arte, como experiência viva e interativa.
Recorde-se que as entradas no Atelier dos Brinquedos (equipamento municipal que se situa no Parque do Choupal) são gratuitas. O mesmo está aberto de 3.ª feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.