
A hora de verão chega na madrugada de domingo, 31 de março.
Os dias vão ficar maiores a partir de domingo. Na madrugada de 31 de março, domingo, o regime de inverno é substituído pelo regime de verão, de acordo com a indicação do Observatório Astronómico de Lisboa.
“Em Portugal continental, à 01:00 adiantamos o relógio 60 minutos, passando para as 02:00”, informa o Observatório.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
Atualmente, existem três fusos horários na UE: a hora da Europa Ocidental ou Tempo Médio de Greenwich (Portugal, Irlanda e Reino Unido), a hora da Europa Central (17 Estados-Membros), e a hora da Europa Oriental (Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia). Para os Açores e as Ilhas Canárias vigoram disposições especiais.
O fim da mudança de hora já não se realizará este ano, como propunha a Comissão Europeia, uma vez que o Parlamento Europeu pronunciou-se esta terça-feira em Estrasburgo a favor da proposta de fim da mudança de hora bianual, mas apenas em 2021.
Segundo o Parlamento, caberá a cada Estado-membro decidir se quer aplicar a hora de verão ou a hora de inverno, mas os países da UE deverão todavia coordenar entre si a escolha das respetivas horas legais, de modo a salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno, e notificar essa decisão a Bruxelas até 01 de abril de 2020, o mais tardar.