O Projeto Mais Atitude Positiva é um projeto do ATV – Académico de Torres Vedras, que tem como objetivo geral a promoção da inclusão e o sucesso escolar de crianças e jovens, contribuindo para a sua integração plena enquanto cidadãos ativos na escola e na sociedade. Pelo terceiro ano letivo consecutivo, o projeto Mais Atitude Positiva candidata-se ao Programa Escolhas, com o propósito de oferecer um conjunto de atividades focadas na promoção do sucesso escolar e na promoção de competências socioemocionais à comunidade escolar.
Para esta candidatura, O ATV enquanto entidade promotora e gestora deste projeto, conta com 4 técnicas do Projeto Atitude Positiva e 3 monitores. Das principais atividades a serem desenvolvidas, destacam-se os programas de Aprendizagem Socioemocional para o 1º, 2º e 3º ciclos, os programas de apoio à transição de ciclo (do 1º para o 2º ciclo e do 2º para o 3º ciclo), os programas de promoção de Igualdade de Género, os apoios mais individualizados, as formações para Encarregados de Educação e para Assistentes Operacionais, bem como a oferta de atividades de ocupação de tempos livres, como as atividades do Fabricarte (expressão plástica, dramática e musical), entre outras.
O projeto Mais Atitude Positiva é um projeto completo, integrado e robusto, quer ao nível da proposta de valor que apresenta, quer ao nível do desempenho comprovado e reconhecido ao longo dos últimos anos pelas mais diversas entidades da sua área.
No âmbito deste programa, o projeto atua no concelho de Torres Vedras, – no Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias e Agrupamento de Escolas da Henriques Nogueira, – e no concelho do Cadaval, no Agrupamento de Escolas do Cadaval. O intuito é dar continuidade às ações promovidas até então e reforçar o compromisso de trabalho que tem vindo a ser desenvolvido junto destes locais, aumentando a relação com a comunidade e intervindo nestes contextos escolares.
Se o projeto for aceite nesta 8.ª Geração do Programa Escolhas, irão colaborar ainda como parceiros a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Torres Vedras, a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Município do Cadaval, a Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e os Agrupamentos de Escolas já referidos.