publicidade

*O espaço Autárquicas 2017 é da inteira responsabilidade dos seus autores. O TorresVedrasWeb disponibiliza os seus meios para informação à população do Concelho de Torres Vedras

Dar voz aos interesses da população

A CDU exige a devolução das Freguesias à População, comprometendo-se com a sua reposição, caso seja essa a sua vontade.

Não queremos uma Freguesia subjugada às decisões da Câmara Municipal, mas sim uma voz activa, reivindicativa, que marque a posição na defesa dos seus cidadãos e com a qual estes se possam identificar.

Não faz sentido continuarmos a ouvir a “velha história” de que, nas freguesias de Santa Maria e São Pedro, a “cidade é com a Câmara, as aldeias com a Junta”. O resultado desta opção ideológica do Partido Socialista têm efeitos claros: Uma visão maquilhada para o centro da cidade, adoptando planos que visam a obtenção de prémios, mas não defendem a qualidade de vida da população. Um abandono das aldeias em redor de Torres Vedras. Falta de planeamento na construção de novos bairros e na ligação entre estes e os centros de cada localidade. Falta de acompanhamento e recuperação de vias e passeios. Lacunas claras na limpeza das vias de água e das ruas, menor presença dos serviços de limpeza. Ausência de saneamento e esgotos em diversas localidades. Ausência total de preocupações com os meios de transporte de ligação entre as localidades e o centro da cidade.

Numa freguesia com problemas bem diversos a afectar a população, é fundamental um constante acompanhamento das populações, com vista a manter a coesão territorial. A união das freguesias de Santa Maria, São Pedro e Matacães propiciou a conjugação numa mesma organização de territórios com problemas diferentes, que pedem soluções, também elas, adaptadas, com vista a uma harmonização das oportunidades.

Na cidade, a Junta de Freguesia não pode ignorar a necessidade de um verdadeiro plano de mobilidade para Torres Vedras. O plano de estacionamento imposto pela Câmara Municipal precisa de ser discutido pela população, que deverá ter voz na reivindicação de uma melhor organização dos lugares disponíveis (e a sua natureza de residente ou mista) e num delinear de zonas de intervenção que permita o não pagamento do estacionamento onde não seja necessário.

Uma intervenção profunda da população nas opções tomadas em termos de mobilidade, com a conjugação de uma verdadeira rede de transportes públicos que defenda os interesses de todos e uma utilização mais profunda e culturalmente enraizada dos meios de transporte alternativos é necessária.

É também fundamental uma participação popular nas decisões sobre o ordenamento territorial e do planeamento urbano. Nesta enorme freguesia, as assimetrias entre cidade e aldeias são gritantes e precisam de intervenção. O abandono é notório em várias localidades, sendo necessário um pensamento global que vise recuperar o edificado nas aldeias e na cidade, promovendo a sua utilização e com vista ao aumento da qualidade de vida.

Não podemos continuar a viver numa Freguesia que ainda obriga parte dos seus habitantes a viver sem saneamento público. Não podemos continuar a viver numa Freguesia que não tem estradas e caminhos com um mínimo de qualidade para quem as utiliza, que não proporciona a devida iluminação pública, que não oferece condições de segurança para os peões em várias das suas localidades.

Com a CDU na Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, toda a população merecerá a mesma atenção, será ouvida da mesma forma, terá os seus direitos reivindicados junto dos órgãos competentes, encontrará sempre uma resposta e o acompanhamento devido para cada situação.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.