*O espaço Autárquicas 2017 é da inteira responsabilidade dos seus autores. O TorresVedrasWeb disponibiliza os seus meios para informação à população do Concelho de Torres Vedras

A segurança e o Envelhecimento da População.

Tópicos para a renovação dos pisos das ruas para peões:
Conforto e segurança, especialmente para idosos, crianças pequenas e gente com mobilidade e visão reduzida.

Os pisos devem ser constituídos por placas de material que permitam dimensões grandes, ou seja, uma superfície generosa e com juntas mínimas. Evitam-se assim os afundamentos frequentes que são causa de tropeços e de acidentes em muito devidos ao estacionamento automóvel abusivo.

Este tipo de solução permite economia na elaboração e na manutenção.

As vantagens para os carrinhos de bebé, as cadeiras de rodas, patinadores e outros meios não motorizados são nítidas.

A mudança das texturas nos pisos são fundamentais, em especial para pessoas com problemas de visão. Para estes tudo pode ser obstáculo e perigoso. As texturas diferentes sinalizam mudanças no meio dando orientação a quem dela necessita mais.

Reduzir ao mínimo essencial os obstáculos limitadores de trânsito automóvel que resultam em perigo para todos e de forma brutal para quem não vê bem.

Estas placas, que podem ter várias dimensões, facilitam o tamponamento de caixas de visita das mais diversas infraestruturas.

Resta, talvez, referir a facilidade do uso de coloração diversa.

A calçada, a calçada, a calçada… guardada para elemento decorativo – pontualmente e de qualidade artística – assim salvamos muito dinheiro e acima de tudo, muitos ferimentos e incómodos aos Cidadãos.

Vamos fazer um Concelho e uma Cidade acolhedores!?

A Cidade
“ A liberdade de se poder parar para conversar, de reunião, de se sentir em liberdade no exterior, podem não parecer muito importantes ao lado dos imperativos do transporte, mas é uma das razões porque as pessoas vivem em cidades e não isoladas – para poderem gozar os prazeres do social.

Ninguém nega o direito à existência do trânsito rápido como parte da vida urbana. É no entanto a invasão generalizada deste trânsito, a sua apropriação arrogante de todas as vias de circulação, que nos leva a protestar.”

“ A primeira coisa a fazer é popularizar o mais possível a Arte do Meio-Ambiente, partindo do princípio que uma maior participação emocional das pessoas conduzirá necessariamente ao aperfeiçoamento do jogo”

Entre comas excertos do livro Paisagem Urbana do autor Gorden Collen.

Pedro Norberto Lopes.
Candidato à Assembleia Municipal pelo “TORRES nas LINHAS”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here