Autárquicas 2017 - Torres Nas Linhas - As candidaturas de Cidadãos Independentes
publicidade

*O espaço Autárquicas 2017 é da inteira responsabilidade dos seus autores. O TorresVedrasWeb disponibiliza os seus meios para informação à população do Concelho de Torres Vedras

Candidaturas de Cidadãos Independentes.

A importância das candidaturas de Cidadãos eleitores independentes, por enquanto só possíveis para as eleições autárquicas, é hoje indiscutível e cumpre objectivamente um pressuposto legal da nossa Constituição da República prevista no seu artigo 2.º de “…aprofundamento da democracia participativa.”

A nossa democracia vive hoje ensombrada pelo descrédito generalizado dos partidos políticos e muito por culpa própria. No entanto, esta nuvem tende a ofuscar todo e qualquer movimento ou acção de âmbito político numa ideia de que todos aqueles que se aproximam da política tendem a seguir caminhos censuráveis.

Precisamos de inverter este estado de coisas e aqui a importância e a RESPONSABILIDADE das candidaturas de Cidadãos eleitores independentes na vida da nossa democracia. Por um lado, deverão ser um espaço para os que, por um motivo ou por outro, não se revêem nas opções político-partidárias existentes mas, simultaneamente, não se alheiam das responsabilidades que cada Munícipe deve ter, sobre a forma como se decide o presente e o futuro da vida do nosso Concelho. Por outro lado, terem a humildade de perceber a importância de todos os Cidadãos, instituições, partidos políticos na construção deste desígnio maior que é a Democracia.

O exercício democrático começa nas Freguesias, sobe às Câmaras Municipais e consolida-se no Parlamento e é por isso que temos de participar, de intervir neste momento decisivo da nossa vida colectiva. Para além da nossa intervenção activa na identificação de problemas e de construção de soluções para o nosso Concelho, o maior contributo que podemos dar à Democracia e orgulhar-nos enquanto Cidadãos é não abdicarmos do Direito de Voto, reduzindo substancialmente os níveis de abstenção e transformar Torres Vedras numa referência e num exemplo a seguir.

Esta participação alargada de Cidadãos é o único garante de uma Torres Vedras com maior qualidade de vida a todos os níveis, e por este motivo todos devemos reflectir, em especial, aqueles que entendem que nada pode mudar e perceber que mudar apenas depende de nós, não desbaratarmos aquilo que tanto custou a conquistar, ou seja, a nossa Democracia e com ela, o Direito de participarmos activamente na vida do nosso Concelho de Torres Vedras.

Bem hajam

António Fernandes de Oliveira

(Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras)

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here