O PSD vai candidatar à presidência da Câmara de Arruda dos Vinhos o militante e natural do concelho Hélder Carvalho nas próximas eleições autárquicas, disseram hoje o cabeça-de-lista e o presidente da distrital do PSD/Oeste.
Hélder Carvalho afirmou à agência Lusa que foi convidado pelas estruturas locais do partido para ser o cabeça-de-lista à câmara e aceitou o convite, uma vez que sempre o atraiu “a causa pública” e a vontade de fazer mais pelo concelho.
“Nos últimos anos, Arruda parou no tempo, defende-se uma política do alcatrão em vez de uma política virada para o bem-estar das pessoas”, criticou.
Para o candidato, a proximidade a Lisboa de que Arruda dos Vinhos beneficia deve ser encarada como uma forte potencialidade para desenvolver o concelho, criando condições para fixar população e empresas.
Com listas “quase fechadas”, o social-democrata vai apresentar para a câmara uma lista de “pessoas que não dependem da política e que dão garantias de profissionalismo”, e quer elaborar um programa eleitoral depois de “escutar e envolver” todos os cidadãos e entidades.
Envolvido na corrida autárquica “não para perder ou empatar”, mas com o objetivo de ganhar a câmara ao socialista André Rijo, o candidato destacou como principais projetos a criação de um Campus de Educação, a dinamização das zonas industriais, que “estão desaproveitadas” e com “acessos condignos”, a aposta na eficiência energética e a revisão do Plano Diretor Municipal.
Um dos problemas do concelho que apontou é a falta de habitação, que pretende resolver.
O presidente do PSD/Oeste, Duarte Pacheco, indicou que o nome do candidato já foi aprovado pela distrital e homologado pela comissão nacional do partido, acrescentando tratar-se de uma “pessoa que vai lutar pela vitória e por fortalecer o PSD”.
Hélder Carvalho, 47 anos, é natural e residente no concelho, e diretor financeiro numa empresa multinacional.
Tem licenciatura em Gestão pelo Instituto Superior de Administração e Gestão e um ‘master’ em Liderança pela Universidade Católica.
Nas anteriores eleições autárquicas, em 2017, o PS elegeu seis elementos para o executivo municipal e o PSD um.
As eleições deste ano decorrem entre setembro e outubro.