
O Bloco de Esquerda (BE) de Torres Vedras lançou uma petição pública para que sejam fechadas as torneiras “dos relvados inúteis” do concelho de Torres Vedras, tendo em conta a seca extrema e severa que o país atravessa.
“Com o país em seca severa ou extrema, a Câmara Municipal de Torres Vedras continua a desperdiçar água a regar relvados inúteis, água que acaba muitas vezes a regar o alcatrão. Relvados Inúteis são, por exemplo, aqueles em rotundas e canteiros urbanos que carecem de rega periódica e abundante, onde a relva é um elemento meramente estético, sem qualquer utilização lúdica ou de lazer“, pode ler-se na petição.
Para o partido, o município deve interromper “imediatamente” a rega a estes espaços e implementar uma estratégia para a sua remoção e substituição por plantas e árvores autóctones.
De acordo com o Bloco de Esquerda, “estas ações permitirão uma redução do consumo de água potável para rega, sendo que a plantação de espécies arbóreas e autóctones, permite a produção de oxigénio, regulação dos cursos de água, tendo também a capacidade de produzir sombra e refrescar as áreas urbanas que, devido à ausência de árvores, estão mais expostas ao sol e ao aumento da temperatura“.
Na petição, o partido recorda ainda que esta é uma recomendação já antiga do BE, aprovada em sessão de Assembleia Municipal a 3 de março de 2020 “e que, até hoje, a Câmara Municipal ignorou“.
“A nossa recomendação pedia que todos os relvados inúteis fossem removidos e no seu lugar fossem colocadas plantas e árvores autóctones. No entanto, passaram dois anos e nada foi feito. Se a situação de seca já era má em 2020, hoje é muito pior, estando todo o território em estado de seca”.
Como exemplo a seguir, o BE destaca medidas implementadas pela Câmara Municipal de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia “que já diminuíram a rega aos jardins para poupar água“.
Veja o vídeo que foi partilhado pelo Bloco de Esquerda nas redes sociais: