Be Summer | Vem aí um novo Festival de Verão dedicado à Dança
publicidade

Em estreia absoluta, este evento nasce como iniciativa paralela ao Festival Internacional de Dança Contemporânea Summer Intensive.

Chama-se Be Summer e é um novo Festival de Dança que pretende somar valor à oferta artística em Torres Vedras. Especialmente dirigido a jovens bailarinos/as, oferece uma semana de formação técnica e artística em dança.

O evento vai acontecer entre os dias 22 e 27 de julho e terá lugar no espaço Performact, situado na Rua Cândido dos Reis, em Torres Vedras.

Em estreia absoluta, este evento nasce como iniciativa paralela ao Festival Internacional de Dança Contemporânea Summer Intensive. Este, que é o Festival principal, soma já seis edições e o reconhecimento do público internacional.

A sétima edição, que acontecerá em simultâneo com o Be Summer, espera este ano 300 participantes oriundos de várias geografias.

Já com o Be Summer, pretende-se pela primeira vez abrir espaço à participação de bailarinos mais jovens, entre os 14 e os 18 anos, dando-lhes a oportunidade de contactarem com coreógrafos de renome nacional e internacional numa lógica de enriquecimento e complementaridade com o seu percurso académico.

Facilitar-lhes o acesso a novas aprendizagens, novas técnicas e linguagens do movimento é um dos objetivos, mas não é o único: “percebemos que temos campo para criar mais sinergias e abrir a experimentação artística a novos públicos”, explica Eliana Campos, bailarina e professora que integra a organização. “Esperamos, ainda, contribuir para promover valores como o espírito de partilha, a autonomia e a entreajuda entre cada participante”, acrescenta.

Do programa fazem parte Máté Mészáros, bailarino e criador húngaro, distinguido com diversos Prémios; Daniel Cardoso, Diretor Artístico do Quorum Ballet; e Margarida Belo Costa, coreógrafa e professora convidada em diversos cursos e Escolas de Dança a nível nacional e internacional. Haverá ainda acesso a aulas do Festival Summer Intensive e no final, será apresentado um espetáculo, aberto ao público.

O Be Summer é uma iniciativa conjunta entre a Associação ILU (Portugal) e a Companhia Untamed (Bélgica). Podem inscrever-se todos os bailarinos e bailarinas de Escolas Vocacionais, Conservatórios e outros Estabelecimentos de Ensino Especializado em Dança. A participação é limitada a 30 inscritos. Para inscrições e mais informações: [email protected] ou através dos números 934104401 ou +31657785190.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here