publicidade

Torres Vedras voltou a festejar o seu “bom vinho”…

Tal aconteceu com o 4.º Festival do Vinho de Torres Vedras, que decorreu entre os dias 30 de outubro e 13 de novembro, no Pavilhão Multiusos, no decorrer das Festas da Cidade.

Nesse âmbito 11 produtores de vinho do concelho deram a conhecer as suas marcas (tinto, branco e rosé) num espaço permanente dedicado à mostra e venda do mesmo: Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa, Lda; Sociedade Vitivinícola do Formigal, Lda; Santos & Santos, Lda; João Melícias – Unipessoal, Lda; António Francisco Bonifácio & Filhos, Lda; Adega Cooperativa da Carvoeira, CRL; Adega Cooperativa de Dois Portos, CRL; Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, CRL; Vinhas do Portuxo, Lda; AVA – Associação para Valorização Agrária; e Adega Mãe – Sociedade Agrícola, Lda.

Villenave d’ Ornon (cidade francesa geminada com Torres Vedras) também marcou presença nesse espaço.

Todos os dias houve neste festival produtores distintos em destaque, num espaço orientado para o efeito, onde evidenciaram as suas referências e dinamizaram a sua marca, dando provas e fazendo venda personalizada.

Paralelamente decorreu uma mostra de uvada em que participaram também um conjunto de produtores locais: Silvana Silva (em representação da Junta da Freguesia da Silveira); Ponte Doce (em representação da Junta da Freguesia da Ponte do Rol); Terras de Dinossauros (em representação da Junta da Freguesia do Ramalhal); António Sérgio Gomes (em representação da Junta da Freguesia de S. Pedro da Cadeira); Jorge Antunes (em representação da União das Freguesias de Carvoeira e S. Domingos de Carmões); Paulo Rodrigues, Maria da Conceição Gomes, Ana Duarte – Moinhos da Capucha e Eusébio Marques (em representação da Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães); e Conservas a Oeste (em representação da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira).

No âmbito deste festival realizou-se mais uma vez o concurso “O Vinho Tinto e Branco de Torres Vedras”, o qual é organizado pela Câmara Municipal, com orientação técnica do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Os vencedores deste concurso foram anunciados no dia 14 de novembro, no decorrer da Final do Festival das Vindimas: Mirante 2014 (Vinho Regional de Lisboa. Adega Cooperativa de Carvoeira, C. R.L..), na categoria de brancos; e Quinta da Cidadoura – Seleção do Enólogo 2013 (Vinho Regional de Lisboa. Santos & Santos Companhia de Vinhos, S.A.) na de tintos.

Recorde-se que o Festival do Vinho de Torres Vedras assume-se como mais uma forma de celebração do S. Martinho, da vinha e do vinho, elementos fundamentais que traduzem a vivência do concelho, o trabalho das populações, o saber dos antigos e a arte ligada à atividade. Com esta iniciativa enalteceu-se a importância socioeconómica que o vinho tem em Torres Vedras, um dos concelhos com maior tradição vitivinícola do país

O Festival do Vinho de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal e conta com o apoio dos produtores de vinho do concelho, da Associação de Agricultores de Torres Vedras e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Dois Portos.

As Festas da Cidade de Torres Vedras foram em 2015 organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.