Bombeiros Voluntários de Torres Vedras participam em Exercício Europeu de Protecção Civil
publicidade

O exercício europeu CASCADE´19 mobilizará mais de 600 operacionais de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia.

Os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras vão participar no ‘Cascade’19’ – Exercício Europeu de Protecção Civil que vai decorrer entre 28 de Maio e 1 de Junho, organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo financiado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

O exercício europeu CASCADE´19 mobilizará mais de 600 operacionais de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, indo desenrolar-se nos distritos de Aveiro, Lisboa, Setúbal e Évora.

Do distrito de Lisboa, além da corporação de Torres Vedras, vão participar também as corporações de Arruda dos Vinhos, Lourinhã, Alenquer e Merceana e Sapadores Bombeiros de Lisboa.

Trata-se de um exercício “tipo LIVEX (LIVEexercise), ou seja, com movimentação real de meios de proteção e socorro” que “visa testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional”, segundo comunicado da ANEPC.

A informação detalhada sobre cada cenário está reservada à Organização até ao início do Exercício [dia 28 de maio no distrito de Lisboa] de forma a manter o fator surpresa para os operacionais participantes e aproximar o máximo possível as resposta dadas à realidade. Os cenários para o distrito de Lisboa são: acidente rodoviário, incêndio urbano, acidente químico, poluição marítima, ruptura de barragem, colapso de estruturas, acidente ferroviário e cheias.

Imagem: http://cascade2019.pt

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here