BPI debateu financiamento à inovação em Torres Vedras
publicidade

O BPI está a realizar um ciclo de eventos dedicado às alterações introduzidas ao Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial (SI Inovação), decorrentes da reprogramação do Portugal 2020, e a apoiar as empresas no processo de candidatura. Torres Vedras recebeu uma das etapas da iniciativa, que reuniu cerca de uma centena de participantes entre empresas, associações e entidades.

O evento sobre este Sistema de Incentivos contou com 2 intervenções: Ricardo Banha, coordenador dos instrumentos financeiros do COMPETE2020, e Pedro Cilínio, diretor de investimento para a inovação e competitividade empresarial do IAPMEI.

A sessão incluiu ainda um painel de debate, onde se destacou a importância e o impacto que este instrumento pode ter no tecido empresarial, em particular nas empresas que investem em inovação e na valorização políticas setoriais: Indústria 4.0, Economia Circular ou Transição Energética. O painel contou com a participação de Fernando Alfaiate, vogal da Comissão Diretiva do COMPETE2020, Marco Neves, administrador executivo da SPGM – Sociedade de Investimento, Pedro Cilínio, João Pacheco Cruz, primeiro responsável da Direção de Produtos e Serviços para Empresas do BPI e, na qualidade de moderador, Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal.

O SI Inovação funciona com base numa nova forma de financiamento, passando a incluir um sistema híbrido de apoio, que consiste na combinação de duas operações: um incentivo não reembolsável, associado à aferição do cumprimento dos resultados em função dos objetivos alcançados, e um instrumento financeiro de garantia, com reembolso de capital e isenção de juros. A componente do Incentivo Reembolsável é financiada pelo BPI, através da Linha Capitalizar Mais, com juros e comissão de garantia mútua bonificados.

O BPI tem uma equipa multidisciplinar para acompanhamento dos desafios que se levantam no contexto do novo SI Inovação.

Linha Capitalizar Mais

A linha Capitalizar Mais é uma linha de crédito protocolada entre o IFD (Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A.), Sociedades de Garantia Mútua (Agrogarante, Garval, Lisgarante e Norgarante) e o BPI, que visa apoiar as Empresas através do acesso a crédito em condições favoráveis.

O montante global da linha ascende a 1.000 milhões de euros, dos quais 88 milhões destinam-se a apoiar empresas da região de Lisboa.

A Linha Capitalizar Mais, inserida no âmbito do Programa Capitalizar promovido pelo Governo, destina-se ao financiamento de investimento e fundo de maneio das Pequenas e Médias Empresas (PME) de Portugal Continental e Região Autónoma dos Açores e funciona com fundos provenientes do Portugal 2020.

Em dezembro de 2018, e na sequência da reprogramação do Portugal 2020, o âmbito do Protocolo foi alargado, permitindo assim financiar a componente de incentivo Reembolsável do SI Inovação, destacando-se como principais vantagens, ter juros e comissões de garantia bonificados.

publicidade

Artigo anteriorCriar uma empresa: os riscos de ser gerente ou administrador
Próximo artigoAcordeões do Mundo junta acordeonistas internacionais em Torres Vedras
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui