Câmara de Mafra aprova moção a contestar RX novo sem funcionar há nove meses
publicidade

A Câmara de Mafra aprovou por unanimidade uma moção que lamenta o facto de o novo aparelho de raio X do Centro de Saúde estar há nove meses sem funcionar e pede celeridade às entidades competentes.

Esta autarquia do distrito de Lisboa “lamenta profundamente o atraso na entrada em funcionamento do equipamento de RX, que é fundamental para a prestação de serviços de saúde de qualidade aos doentes”, refere a moção, a que a agência Lusa teve acesso.

O executivo municipal solicita à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul que “envidem todos os esforços para que esta situação se resolva quanto antes”.

Questionado pela Lusa, o diretor do ACES Oeste Sul, António Martins, explicou que, devido à mudança da legislação, o licenciamento passou da Direção-Geral de Saúde para a Agência Portuguesa do Ambiente e o processo é “muito mais burocrático”, uma vez que “são exigidos mais requisitos”.

O responsável esclareceu que o processo de licenciamento “nunca esteve parado”, mas continua em curso.

António Martins disse também que aguarda autorização da Direção-Geral da Administração e Emprego Públicos para a contratação de um físico e de um médico radiologista.

A autarquia alertou para o facto de haver doentes que estão a ser encaminhados para os hospitais de Torres Vedras e Loures por falta do aparelho.

O diretor do ACES Oeste Sul reconheceu o atraso na entrada em funcionamento do equipamento, mas sublinhou que “nenhum utente está a ser lesado, porque o médico passa credencial para fazer o RX no privado”.

O novo Centro de Saúde de Mafra foi inaugurado em junho, mas, passados nove meses, ainda não estreou o aparelho de raio X.

Aquando da construção, o município pugnou para que o Atendimento Permanente continuasse aberto 24 horas por dia e que o aparelho de RX obsoleto, que existia nas antigas instalações, fosse substituído por um novo.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here