
A Câmara de Torres Vedras deliberou hoje estabelecer uma parceria com a Fundação de Serralves, com vista a acolher na cidade exposições e outras atividades culturais da responsabilidade daquela entidade, anunciou a vereadora da Cultura.
Ana Umbelino explicou à agência Lusa que a parceria pressupõe a passagem por Torres Vedras de uma exposição de arte contemporânea da coleção da Fundação de Serralves por ano e a colaboração noutras atividades culturais.
De acordo com o protocolo aprovado, a que a agência Lusa teve acesso, a cooperação vai proporcionar “à população uma oportunidade de ampliar os seus hábitos culturais e ter um contacto mais próximo com as manifestações artísticas e com os criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância”.
No âmbito da parceria, a Fundação de Serralves vai, também, participar em sessões de formação dirigidas a associações culturais locais e enriquecer as atividades educativas oferecidas pelo município a crianças e à população escolar.
A colaboração vai dar a oportunidade a “criadores locais de integrarem os programas de Serralves”.
O protocolo de colaboração, aprovado hoje por maioria, com a abstenção da CDU, prevê o pagamento de uma verba anual de 25 mil euros nos próximos quatro anos pelo município.