publicidade

A Câmara Municipal voltou a assinalar efemérides relacionadas com a temática da sustentabilidade.

Nesse âmbito foram plantadas no dia 21 de março (Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta), na Rua dos Bombeiros Voluntários, em Torres Vedras, 35 árvores (oliveiras e medronheiros), numa ação que pretendeu reunir todas as entidades com competência no Sistema Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, mostrando que os pilares de atuação do mesmo (prevenção estrutural, vigilância, deteção, fiscalização e combate, rescaldo e vigilância pós incêndio) estão a trabalhar conjuntamente em torno do objetivo comum da Defesa da Floresta). Nesta ação estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, o vereador Hugo Lucas, o representante do Grupo The Navigator Company, António Colaço, o representante do Conselho Cinegético Municipal, António Santos, o comandante operacional municipal e comandante dos bombeiros voluntários de Torres Vedras, Fernando Barão, o representante do Grupo AltriFlorestal, João Reis, e os representantes da Guarda Nacional Republicana, Tenente Pinheiro e Sargento-ajudante Lourenço.

Também no âmbito das comemorações da Câmara Municipal relativas ao Dia da Árvore, foram distribuídas 2500 plantas aos munícipes no Choupal, bem como a diversas entidades, e mais de duas dezenas de munícipes visitaram os Viveiros Municipais e o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

Igualmente relacionado com aquela efeméride teve lugar, no dia 19 de março, também no Parque do Choupal, a plantação nesse espaço da primeira árvore Rotary – Interact – Rotarac, uma iniciativa do Rotary Club de Torres Vedras. O presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, esteve presente nesse ato, tendo o exemplar plantado sido um choupo (Populus nigra) proveniente dos Viveiros Municipais. No local foi ainda colocada uma pedra gravada alusiva ao Rotary Club.

De referir ainda que o Município associou-se mais uma vez à Semana de Primavera Biológica, a qual teve a sua sexta edição, dinamizada pelo projeto Plantar Portugal. Nesse âmbito realizou-se uma Feira da Primavera no dia 21 de março, no Parque do Choupal, em que se venderam produtos hortícolas, culinários (doces, compotas, bolos) e artesanais produzidos por várias entidades do concelho. Participaram nesta ação a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, a Escola Básica de Torres Vedras, a Escola Secundária Henriques Nogueira, o Jardim de Infância da Boavista-Olheiros e o Centro Social e Paroquial da Silveira.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.