publicidade

A Câmara Municipal de Torres Vedras está a levar a cabo mais uma vez a iniciativa “novembro – Mês da Ciência & Tecnologia”.

De referir que esta iniciativa está relacionada com a comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), efeméride instituída em 1997, em homenagem a Rómulo de Carvalho – professor, pedagogo, autor de manuais escolares, historiador da ciência e da educação, poeta e divulgador científico.

A iniciativa “novembro – Mês da Ciência & Tecnologia” prevê a realização de diversas atividades de promoção e divulgação da cultura científica, dirigidas, fundamentalmente ao público escolar, com vista a estimular a aprendizagem em contexto experimental e a melhorar a literacia científica das crianças e jovens.

Algumas das atividades da iniciativa “novembro – Mês da Ciência & Tecnologia” não são dirigidas exclusivamente à comunidade escolar, sendo de referir dessas:

Até 15/12 | “Triceratops 3D” | Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras

Exibição de esqueleto de dinossauro Triceratops, um dos mais conhecidos dinossauros do Cretácico, que viveu lado a lado com o famoso Tyrannosaurus rex.

Este esqueleto, que é uma réplica pertencente à Sociedade de História Natural (de Torres Vedras), é composto por ossos impressos em 3D, tendo sido produzido em colaboração com o Naturalis Biodiversity Centre, o museu nacional de história natural da Holanda, sediado em Leiden.

De referir que os fósseis do dinossauro em que se baseou esta réplica foram escavados nos Estados Unidos da América por investigadores daquele museu holandês, os quais foram preparados e estudados nos laboratórios da Sociedade de História Natural.

13/11 | 10h00 | Workshop de Scratch & Makey Makey | Torres Vedras LabCenter

Workshop destinado a famílias (com crianças com idades entre os 8 e os 12 anos) que visa uma iniciação à ferramenta Scratch, a qual se constitui como um interface para que a programação seja atrativa e acessível para quem se disponha a aprender a programar. O Scratch é um meio de expressar as ideias de forma criativa, desenvolvendo o raciocínio lógico. Esta ferramenta quando conciliada com o Makey Makey permite construir uma diversidade de atividades atrativas e divertidas.

Informações e inscrições: 261 243 012 |roboticaparatodos@cm-tvedras.pt

20/11 | 10h00 | Sessão “Smart Farm COLAB: as novas tecnologias digitais ao serviço da agricultura” | Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras

O Smart Farm COLAB (SFCOLAB) é um Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura sediado no concelho de Torres Vedras. Tem por missão gerar soluções digitais inovadoras e automatizadas para uma gestão mais eficiente de recursos como o solo, a água ou os produtos fitossanitários e, assim, maximizar o valor acrescentado de produtos nacionais de horticultura, fruticultura e viticultura, com enfase na região Oeste de Portugal.

Neste sentido, o Smart Farm COLAB procura contribuir para melhorar a atividade agrícola, e estrutura assim as suas atividades em torno do desenvolvimento de uma agricultura inteligente e sustentável, conjugando uma componente de ciência aplicada e uma forte presença de empresas dos setores envolvidos, para responder aos avanços na produção e gestão agrárias, mas também às necessidades de formação e empregabilidade nos mesmos.

Informações e inscrições:261 320 712 |querosercientista@cm-tvedras.pt

24/11 | 16h30 | Sessão “A ciência na alimentação e a computação física” | Torres Vedras LabCenter

Apresentação por parte do IPL (Instituto Politécnico de Leiria) de uma mostra de ciência relacionada com as aprendizagens promovidas nos seus cursos TESP nas áreas da alimentação e computação física.

Esta atividade está relacionada com a proclamação pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 2021 como Ano Internacional das Frutas e Legumes – um ano em que os países são desafiados a aumentar a consciencialização sobre a alimentação e o importante papel das frutas e vegetais na nutrição humana e na saúde.

Informações e inscrições:261 320 712 |querosercientista@cm-tvedras.pt

27/11 | 14h00 | Uma Feira de Ciência e Tecnologia, vem experimentar! | Torres Vedras LabCenter

Feira de ciências com várias atividades experimentais de temáticas diversas e atividades lúdicas de programação e robótica utilizando diversos robôs programados de formas diferentes.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here