A cerimónia visa reconhecer o contributo das entidades que mais se destacam na promoção do Cartão Branco. |
A Câmara Municipal de Torres Vedras foi premiada, no dia 13 de outubro, no Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), na categoria “Prémio Cartão Branco – Revelação”, devido à implementação do Cartão Branco no Campeonato Municipal de Futebol.
A cerimónia relativa às épocas desportivas de 2019/2020 e 2020/2021, tem como objetivo reconhecer o compromisso e esforços das entidades que em muito têm contribuído para a afirmação desta iniciativa no panorama nacional e internacional.
Recorde-se que, decorrente da implementação deste recurso pedagógico nesta competição desportiva, na temporada 2021/2022, dois treinadores e dois atletas participantes no Campeonato Municipal de Futebol de Torres Vedras foram distinguidos com o Cartão Branco, por terem tido comportamentos relevantes relacionados com a promoção dos valores da ética desportiva.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal, implementado desde 2015, no âmbito do PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto), pelo IPDJ, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, contando já com 78 entidades aderentes (federações, associações desportivas, municípios, organizações não governamentais, entre outras). Tem o objetivo de promover valores éticos na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto de atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.