Câmara Municipal de Torres Vedras organiza mais uma Quinzena do Ambiente
publicidade

Com início já na próxima sexta-feira, dia 8 de Junho, a Quinzena do Ambiente será composta por várias actividades, uma delas diz respeito a uma acção de monitorização de lixo marinho na Praia de Santa Cruz.

Dia 8, 9, 15 e 16 de Junho vai decorrer mais uma Quinzena do Ambiente, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com o objectivo de comemorar o Dia Mundial do Ambiente. O programa desta iniciativa dirigido ao público em geral

O primeiro dia desta Quinzena, dia 8 de Junho, sexta-feira, vai ser ocupado com a conferência “Saber para Mudar” – Dia Internacional dos Oceanos. Terá início pelas 10h00 no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras.

Esta conferência pretende chamar a atenção para a importância dos mares e oceanos, dar a conhecer a sua biodiversidade, consciencializando ainda os participantes dos impactos que as suas ações quotidianas têm neste recurso natural.

Desta forma, procurar-se-á despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspectos da vida no planeta, de que forma afectam e são afectados pelas alterações climáticas e o que significa a longo prazo esta situação.

No segundo dia, 9 de Junho, Sábado, vão estar duas actividades disponíveis: pelas 10h00 vai decorrer uma Acção de monitorização de lixo marinho na Praia de Santa Cruz e pelas 21h30 a exibição do documentário “Albatross” no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras.

A acção de monitorização de lixo marinho na Praia de Santa Cruz integra a actividade “Os Suspeitos do Costume” promovida pela Associação Bandeira Azul. Os itens mais encontrados na campanha vão integrar uma exposição que pretende promover uma reflexão sobre as suas origens e sobre o seu impacto na vida quotidiana.

O Documentário realizado pelo cineasta Chris Jordan, “Albatross”, fala sobre de que forma a poluição dos oceanos tem contribuído negativamente para a vida marinha, com enfoque na ave marinha Albatross.

Na ilha Midway, o cineasta retrata o impacto que o plástico que existe nos oceanos tem na sobrevivência desta espécie, reflectindo para a urgência e necessidade dos humanos alterarem a sua cultura de consumo.

O terceiro dia desta Quinzena do Ambiente, 15 de Junho, será dedicado à conferência “Turismo Local – Caminhos para a Diferenciação”, pelas 9h15 no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras.

A Conferência Anual da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira intitulada “Turismo Local – Caminhos para a diferenciação” tem como objetivo principal o diálogo e a reflexão acerca da importância do turismo local para a sustentabilidade das regiões.

Esta conferência será composta por um painel de especialistas que irão abordar as ofertas turísticas alternativas, o Slow Tourism como expressão de uma nova ética para o turismo local, a importância da oferta turística local para a sustentabilidade da região, a importância da criação de áreas protegidas de âmbito local e a economia circular e ecoturismo no Oeste de Portugal.

Por fim, dia 16, o último dia desta comemoração do Dia Mundial do Ambiente será para a abertura da época balnear no concelho de Torres Vedras.

No concelho de Torres Vedras a época balnear decorre de 16 de junho a 16 de setembro.
São 11 as praias deste território candidatadas à Bandeira Azul: Porto Novo, Santa Rita-Norte, Santa Rita–Sul, Navio, Mirante, Pisão, Física, Santa Cruz–Centro, Santa Helena, Formosa e Azul.

 

 

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here