No âmbito das celebrações do Dia do Concelho, no dia 24 de junho, a Câmara Municipal da Lourinhã procedeu à inauguração da Startup Lourinhã, uma das apostas da autarquia no rejuvenescimento do tecido empresarial local.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho; do vice-presidente Fernando Oliveira, e de um representante da Lispolis – Pólo Tecnológico de Lisboa, do Crédito Agrícola e da empresa Filipe Soares Franco Lda.

A Startup Lourinhã foi lançada no mês de abril e desde então já recebeu vários interessados e inscrições, que em breve serão analisadas pela Comissão de Avaliação que irá dar o seu parecer sobre as mesmas.

Durante a cerimónia foi apresentado o primeiro evento organizado pela Startup Lourinhã, que irá decorrer no dia 4 de julho às 16h00, no auditório Dr. Afonso Rodrigues Pereira: Seminário ‘’Empreendedorismo e Incentivos Portugal 2020”. Esta sessão contará com a participação da sociedade Filipe Soares Franco Lda e irá abordar dois temas essenciais para quem está a lançar o seu negócio “Obrigações do Empreendedor” (sobre as escolhas e obrigações fiscais enquanto empreendedor e a organização de identidade de um negócio) e ‘’Portugal 2020 – Incentivos’’, abordando os tipos de incentivo, as suas limitações e o investimento elegível relativamente ao desenvolvimento de novos negócios.

A Startup Lourinhã visa fomentar o crescimento económico da região e a criação de empregos, bem como apoiar empreendedores no desenvolvimento e concretização das suas ideias de negócio. Este projeto recorre a infraestruturas e serviços de apoio especializados em diversas áreas como o financiamento, consultoria económica, elaboração de planos de marketing e de negócio, consultoria jurídica e informação sobre regime de incentivos.

A incubação permite às empresas ficarem até dois anos na Startup Lourinhã, por um valor a partir de 25€ por mês em módulo individual. Para além do espaço físico partilhado, as empresas podem aceder a diversos serviços de apoio, nomeadamente:

  • Apoio à atividade empresarial, como serviços de contabilidade e à constituição da empresa;
  • Informações sobre o apoio a empreendedores e empresários da Lourinhã, através do Gabinete de
  • Apoio ao Empresário da Lourinhã (GAEL);
  • Um técnico da Câmara Municipal presente nas instalações, que irá acompanhar o dia-a-dia do funcionamento das empresas e do espaço;
  • Networking: promoção de contactos entre os incubados e os parceiros da “Startup Lourinhã” e dos incubados com outras empresas;
  • Agenda de eventos, focados em temas de interesse para o desenvolvimento dos projetos / empresas incubadas.

Este projeto da Câmara Municipal da Lourinhã conta com a parceria de diferentes entidades, entre as quais: Crédito Agrícola, IEFP, AIRO – Associação Industrial da Região do Oeste, ACIRO – Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste, Lispolis, e a sociedade Filipe Soares Franco Lda.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here