Campanha de recolha de sangue já angariou 511 litros
publicidade

Nos pontos aderentes da campanha já passaram 1502 dadores, que contribuíram com 511 litros, tendo sido colhidas 1089 unidades. Cerca de 60% dos dadores registados são mulheres.

Até ao próximo dia 15 de julho ainda pode contribuir com a sua dádiva de sangue num dos centros comerciais da Mundicenter. Amoreiras Shopping Center, Arena Shopping, Braga Parque, Oeiras Parque, Strada Outlet e Spacio Shopping, são os pontos aderentes por onde já passaram 1502 dadores, que contribuíram com 511 litros, tendo sido colhidas 1089 unidades. Cerca de 60% dos dadores registados são mulheres.

Sob o mote “Dê sangue seja também um Campeão”, aderiram à causa os guarda-redes das principais equipas nacionais: Bruno Varela (SL Benfica), José Sá (FC Porto), Inês Pereira (Sporting CP) e Tiago Sá (SC Braga), que promovem a sensibilização da população para a iniciativa.

Foi isso que aconteceu, ontem, no Amoreiras Shopping Center, onde Inês Pereira, guarda-redes da equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal, marcou presença no stand da iniciativa. Algo que, segundo a própria, faz todo o sentido: “Contribuir para esta causa é um pequeno gesto que pode salvar vidas. Um gesto tão pequeno mas com tanto poder e que pode ajudar tantas pessoas”, afirma Inês Pereira.

Em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), a 17ª Campanha de Recolha de Sangue continuará até ao próximo dia 15 de julho, das 14h às 20h, a fazer recolhas a todos aqueles que queiram contribuir e que tenham mais de 50 quilos e idades dos 18 aos 66 anos.

Esta campanha tem um papel fundamental na sensibilização da população para a importância de dádiva de sangue e dá resposta às necessidades de componentes sanguíneos dos hospitais de norte a sul do país. A recolha de reservas procura colmatar as necessidades dos hospitais numa época crítica, como é o verão, estabilizando os níveis de stock do IPST e permite salvar vidas todos os dias.

A colheita dura aproximadamente 10 minutos, sendo que todo o processo demora cerca de 25 minutos e que inclui a inscrição e tiragem clínica. A dádiva de cada dador pode impactar até 3 pessoas, uma vez que o sangue é separado em três componentes com diferentes funções terapêuticas, utilizadas no tratamento de uma grande diversidade de patologias.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here