publicidade

400 pessoas envolvidas, 18 países representados, 31 aeronaves, 51 tripulações e centenas de curiosos de “olhos postos no céu”, estiveram no domingo no Aeródromo de Santa Cruz – Torres Vedras, para assistir à cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de Rali Aéreo, o primeiro a realizar-se em Portugal.

Centenas de pessoas aguardaram pela passagem dos F16 da Força Aérea Portuguesa e assistiram à apresentação e desfile dos elementos das 18 equipas presentes neste evento internacional. Seguiu-se uma demostração de paramotor e o momento protocolar com as intervenções do presidente do Aeroclube de Torres Vedras e diretor de prova, Comandante João Francisco; do presidente da Federação Portuguesa de Aeronáutica, Carlos Trigo; do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes e do representante da Federação Internacional de Aeronáutica (FAI).

A cerimónia terminou com a realização de algumas acrobacias aéreas por parte de uma patrulha composta por 3 pilotos formados pelo Aeroclube de Torres Vedras – Yak Stars.

Até 10 de setembro, o Mundial de Rali Aéreo “aterra” em Santa Cruz com provas sem ajuda à navegação, de cumprimento de horários na passagem de pontos pré-estabelecidos, de observação e de aterragem de precisão numa estrutura em apenas 2 metros. Este é o primeiro evento mundial com aviões que se realiza em Portugal, onde são definidos os campeões mundiais, quer a nível de seleções nacionais (atualmente a Polónia) e de equipas/tripulações (Air France), bem como o campeão do mundo de aterragens de precisão (comandante Air Berlim).

Durante os dias de realização do campeonato, além da competição, o Aeródromo de Santa Cruz vai acolher espetáculos de acrobacia aérea, concertos eworkshops sobre aeronáutica.

O Aeroclube de Torres Vedras, em representação de Portugal, candidatou-se em 2012 à organização da prova junto da Federação Aeronáutica Internacional, no sentido de afirmar o seu aeródromo, o mais ocidental da plataforma continental europeia, enquanto Centro Nacional de Aviação Desportiva e integrar a competição na comemoração dos 85 anos do aeródromo e dos 70 do aeroclube.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.