O Município Torres Vedras viu aprovada a sua candidatura “Conhecer para preservar | Rede Natura 2000”, referente ao domínio “Conservação da Natureza” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) que junta os Municípios de Torres Vedras e Lourinhã num conjunto de ações destinadas à comunidade escolar e jovem.

Os objetivos das ações propostas passam pela sensibilização da comunidade jovem e escolar para a conservação da natureza e da biodiversidade; aumento do nível de participação ativa da comunidade jovem e escolar na proteção, restauração e utilização sustentável dos valores naturais classificados, atuando ao nível da mudança de atitudes e comportamentos individuais e coletivos; transferência de conhecimento e disseminação de informação para uma melhor conservação, gestão e ordenamento da biodiversidade e dos ecossistemas presentes na Rede Natura 2000.

As 16 ações propostas pelos dois municípios têm como destinatários os alunos do ensino básico, secundário e superior e serão executadas até ao final de 2017, com um custo total de investimento elegível de 314 904,16 euros, financiado em 85% pelo Fundo de Coesão.

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica para o espaço Comunitário resultante da aplicação das Diretivas nº 79/409/CEE (Diretiva Aves) e nº 92/43/CEE (Diretiva Habitats), que determinam a conservação e diversidade de habitats naturais e de espécies da fauna e da flora selvagens da União Europeia.

O território de intervenção da presente candidatura corresponde à área classificada da Rede Natura 2000 dos Concelhos de Torres Vedras e Lourinhã que abrange dois Sítios de Importância Comunitária (SIC): o Sítio Sintra / Cascais (PTCON0008) e o Sítio Peniche / Santa Cruz (PTCON0056). Estes ocupam uma área de 1.783ha, o que corresponde a cerca de 2,7% e a 5% da área total dos Concelhos de Torres Vedras e Lourinhã, respetivamente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here