Caravela portuguesa encontrada na praia de Santa Cruz
publicidade

A Associação Sealand deu o alerta.

A associação Sealand publicou uma fotografia de uma caravela portuguesa encontrada nas praias de Santa Cruz. A caravela portuguesa tem como nome cientifico “Physalia physalis” e vive em águas quentes à superfície graças ao seu flutuador cilíndrico, azul-arroxeado, cheio de gás. Os seus tentáculos podem atingir 30 centímetros e o seu veneno é bastante perigoso.

Caso seja picado por uma, os sintomas são de dor forte e sensação de queimadura, irritação, vermelhidão, inchaço e comichão. Algumas pessoas, especialmente sensíveis, podem ter reacções alérgicas graves, como falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios.

De acordo com o jornal Observador, A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou já este ano a população para evitar o contacto com as caravelas-portuguesas desde que foram avistadas na costa algarvia.

Em caso de picada de uma caravela portuguesa a AMN aconselha a lavar a zona afectada com soro fisiológico e consultar a assistência médica o mais rápido possível, segundo o jornal Observador.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here