Carnaval de Torres é sustentável
publicidade

TORRES VEDRAS TEM UM CARNAVAL SUSTENTÁVEL

POR “ENTRE MARES E OCEANOS”

 O Carnaval de Torres Vedras, o mais português de Portugal, não se esgota na folia e na diversão. Como grande evento que é, a Organização tem sempre a sustentabilidade ambiental como preocupação.

O tema deste ano, “Mares e Oceanos” é, por si só, uma forma de alertar para a necessidade de preservação ambiental e para o grave problema de poluição que afeta os oceanos do nosso planeta.

Nesse seguimento, o Município de Torres Vedras fez do Carnaval, uma vez mais, um Eco Evento, aproveitando uma iniciativa da Valorsul pela qual os municípios organizadores de eventos assumem o compromisso de reduzir o impacto ambiental resultante da realização do evento, neste caso o Carnaval, e promovem uma adequada gestão de resíduos. Esta parceria materializa-se nas seguintes ações:

– O Município de Torres Vedras receberá apoio para a gestão de resíduos e para a sensibilização feita junto dos produtores de resíduos;

– O Município receberá uma contrapartida financeira de acordo com o desempenho ambiental do evento (quantidades recolhidas seletivamente) que, este ano, será atribuída à Comissão Organizadora das Atividades das Instituições Particulares de Solidariedade Social, um grupo de trabalho que organiza atividades a favor de todos os seniores institucionalizados do concelho de Torres Vedras.

Ainda no âmbito da responsabilidade ambiental, a Organização do Carnaval de Torres Vedras coloca à disposição de todos os foliões o EcoCopo, pelo preço de 1 euro. Trata-se de um copo inquebrável que permite ser reutilizado, evitando-se, consequentemente, a utilização dos copos de plástico comuns e possui uma fita para transportar ao peito. O EcoCopo poderá ser adquirido nos seguintes locais: Secretariado do Carnaval (R. Henriques Nogueira); na Praça Sagres; Praça Machado Santos (Praça da Batata); em todos os Quiosques “Sagres” ao longo do Corso; em todos os balcões de rua; nos bares e cafés aderentes; nas lojas de venda do merchandising oficial de Torres Vedras e no Quiosque da “Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras/Alenquer”.

De realçar que todos os resíduos resultantes da limpeza do recinto do Carnaval (perímetro de corso, ruas e praças) serão reencaminhados para a reciclagem.

Através da edição do Eco Evento Carnaval de Torres Vedras 2017, o Município de Torres Vedras entregou no Centro de Triagem do Oeste (CTO) – Cadaval, 11.680 Kg provenientes das varreduras e/ou recolhas seletivas de embalagens e a Valorsul recolheu 240 Kg de vidro.

Venha conhecer o verdadeiro espírito do Carnaval de Torres Vedras.
De 9 a 14 de fevereiro entre connosco neste oceano de diversão e ajude-nos nesta causa que é de todos!

Torres Vedras tem um Carnaval amigo do ambiente.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras; Produção da Promotorres E.M; Patrocínio: Sagres; Televisão Oficial: TVI; Apoio: Oeste Portugal.
Informação sempre atualizada em www.carnavaldetorres.com

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.