MONUMENTO DO CARNAVAL DE TORRES  VEDRAS 2018

“A IRA DE NEPTUNO” ATRAI MILHARES DE FOLIÕES

No passado dia 20 de janeiro, a cidade de Torres Vedras parou para assistir à inauguração do Monumento do Carnaval 2018. A Praça da República foi pequena para receber um autêntico “mar de gente” que não faltou aquela que é a “abertura oficial” do Carnaval mais português de Portugal.

Ao presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e ao Chanceler da Real Confraria do Carnaval, juntaram-se Ministros e Matrafonas, Grupos de Mascarados, Cabeçudos e milhares de foliões. E foi em ambiente de folia que a multidão aplaudiu e saudou o Monumento de 2018, no qual se destaca Neptuno, o rei dos Mares. A obra faz a habitual sátira política e social. Dela emergem piratas dos nossos tempos, polvos do futebol, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ao estilo surfista, a caravela “Geringonça”, entre outras personagens da vida real.

A cerimónia de inauguração teve o seu momento alto quando Susana Félix subiu ao palco. E foi em verdadeiro delírio carnavalesco que a multidão se juntou à cantora para cantar o “Samba da Matrafona”, tema que já se tornou um hino do Carnaval torriense.

Antes, tempo ainda para homenagear dois dos mais antigos grupos do Carnaval de Torres: as “Lúmbias”, que completaram 20 anos de existência, e a Banda OSGA, já com 30 anos de vida. Dois autênticos embaixadores do Carnaval, muito saudados pela multidão.

O Carnaval de Torres, já se sabe, é uma festa cheia de tradição e de história. Mas é também um evento moderno. E este ano tem mais uma novidade: uma Aplicação para telemóvel, apresentada durante a inauguração do Monumento. Trata-se de uma ferramenta muito útil para todos os que marcam presença na melhor festa do ano. Disponível na Google Play e na AppStore, nela os foliões têm um mapa da folia, o programa das festas e um “manual de sobrevivência” onde encontram restaurantes, hotéis e um conjunto de informações úteis para “navegar” na loucura do Carnaval de Torres. Tem ainda um espaço dedicado à selfie do folião, onde a criatividade de cada um é o limite.

Está, pois, aberto “o melhor Carnaval do Mundo”, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

No coração da cidade, emerge, agora, imponente, aquele que é, desde 1999, um dos símbolos do Carnaval de Torres. O Monumento deste ano é um dos maiores de sempre, com 12 metros de altura e 14 metros de largura. Um total de 16 pessoas da empresa Gate 7, precisaram de 3 meses para construir uma obra de elevado valor artístico. E os números são impressionantes: foram usadas 2 toneladas de fibra de vidro, 10 toneladas de ferro e foram precisos 8 camiões de esferovite.

O resultado está à vista de todos.

Está decretada a folia!

De 09 a 14 de fevereiro, as noites misturam-se com os dias e as tristezas são abolidas.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here