
Carros novos com limitador de velocidade!
A partir de Maio
A partir de maio, todos os carros novos vendidos na União Europeia deverão contar obrigatoriamente com limitadores automáticos de velocidade.
O Conselho Europeu de Segurança nos Transportes diz que a medida, para baixar o número de acidentes e mortes nas estradas, é tão importante como o uso do cinto de segurança.
O novo equipamento faz a leitura dos sinais de trânsito através de uma câmara ligada ao sistema informático do carro e ao GPS, para controlar a velocidade máxima em cada local. Sempre que o condutor exceder o limite de velocidade, o computador de bordo bloqueia a potência e faz o carro abrandar, mesmo que carregue no acelerador.
Este tipo de tecnologia está disponível em carros mais recentes, mas o Conselho Europeu quer que todos os veículos passem a ter velocidade controlada, não apenas como um extra. Mas há mais: o Conselho Europeu quer ainda que sejam instalados alcoolímetros em todos os carros novos de uso profissional e nos de particulares apanhados várias vezes com excesso de álcool no sangue.
As medidas deverão ser oficialmente anunciadas em maio.