Cartão do Cidadão: atrasos na emissão geram aumento de 133% das queixas
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Entre 12 maio de 2017 e 12 de maio de 2018, o Portal da Queixa recebeu 219 reclamações dirigidas ao IRN.

Portal da Queixa – referência nacional em matéria de consumo -, detetou um aumento das reclamações dirigidas ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN). Os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão lideram as reclamações registadas na maior rede social de consumidores de Portugal, verificando-se um aumento de 133% nos últimos 12 meses, face ao período homólogo.   

Entre 12 maio de 2017 e 12 de maio de 2018, o Portal da Queixa recebeu 219 reclamações dirigidas ao IRN.  Por seu turno, entre 12 de maio de 2018 e 12 de maio de 2019, constatou-se uma subida de 38% do número de queixas apresentadas (301 reclamações).

O aumento das reclamações é revelador da insatisfação dos consumidores e os casos reportados atestam o mau funcionamento do serviço. Só este ano, já existem 144 reclamações contra o IRN registadas no Portal da Queixa .

Em ambos os períodos analisados pela equipa do Portal da Queixa, os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão e o mau atendimento (elevado tempo de espera para atendimento ou ausência de resposta aos pedidos de informação), representam os principais motivos das queixas apresentadas.

IRN ocupa último lugar do ranking dos Institutos Públicos

 A página do IRN no Portal da Queixa reflete a falta de resposta entre a marca/serviço e o consumidor, uma vez que, a entidade pública apresenta um Índice de Satisfação de 6.3 em 100 e apresenta uma Taxa Solução e Resposta de apenas4,0%, alusiva aos últimos 12 meses. Na ranking da categoria dos Institutos Públicos, o Instituto dos Registos e Notariado ocupa o último lugar.  

Entre as reclamações apresentadas pelos utentes, destacam-se alguns casos que espelham o descontentamento e a indignação dos consumidores, mas também, evidenciam o mau funcionamento do serviço prestado pelos vários balcões do IRN: 

“Hoje estive em 3 locais para tentar fazer a renovação do cartão do cidadão e não consegui senha.” (Patrícia Silva) 

“No IRN de Vizela há um único colaborador para atender os contribuintes que vêm renovar o cartão do cidadão e levantar o mesmo. Após 5h de espera chegaram certa de 30 pessoas para levantar que passaram à frente dos outros que estavam lá há imenso tempo.” (Ester Sampaio)  

“Eu estive hoje 2 horas à espera quando só tinha 1 número à minha frente e ainda sou mal atendida” (Sara Pardelhas)

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