publicidade

A entrada no ano de 2017 não trouxe boas notícias para os habitantes da Carvoeira, com a saída dos dois médicos de família que prestavam serviço na extensão do Centro Saúde de Torres Vedras na localidade sede da União de Freguesias de Carvoeira e Carmões.

A situação era já precária, com os dois médicos de família a prestarem serviço apenas um dia cada por semana, acumulando serviço noutra freguesia. Com a reforma de um dos clínicos, e a impossibilidade de horário do segundo, esta semana já não há médico de família na Carvoeira, o que significa a impossibilidade de marcar consultas no local, bem como a de levantar receituário médico.

Contactado pelo Executivo da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões, o Centro de Saúde de Torres Vedras comunicou a impossibilidade de resolver a situação no imediato, lançando para a segunda quinzena de janeiro a chegada de um primeiro médico de família, ainda que não existam certezas sobre o assunto.

Numa freguesia rural, onde a maioria dos utentes da extensão do Centro de Saúde são idosos, com parcas reformas e dificuldades para se deslocarem, a necessidade de viajar até Torres Vedras para obter as suas receitas ou ter consultas com um médico, agravam as suas condições de vida, atacando desta forma uma camada da população que já se encontra em situação de debilidade.

O PCP de Torres Vedras em comunicado exige uma tomada de posição pública e imediata da parte dos organismos responsáveis, bem como dos representantes da população eleitos na Câmara Municipal, com vista à rápida resolução da situação.
O Presidente da Junta de Freguesia José Manuel Cristóvão encontra-se extremamente preocupado com esta situação, numa altura de muito frio com avisos por parte da proteção civil, com os idosos em particular que têm de se deslocar a Torres Vedras, até para simplesmente obterem receituário.

jose manuel cristovao

Em Outubro o médico de família que prestava um excelente serviço na Carvoeira segundo José Manuel Cristóvão foi deslocado para outra localidade tendo sido substituído por 2, com a afirmação da Direção do Centro de Saúde de Torres Vedras que a freguesia ficaria melhor servida.

Agora com a reforma de um deles e com a falta de horário do outro (que dá consulta em Dois Portos) a localidade de Carvoeira vê-se privada de médico de família.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.