
O quotidiano dos habitantes daquele fortificado pré-histórico vai ser recriado.
No âmbito das comemorações do Dia da Europa, vão decorrer no Castro do Zambujal, em Torres Vedras, um conjunto de atividades “que recriam aquilo que era o quotidiano dos habitantes daquele fortificado pré-histórico”, revela a Câmara Municipal de Torres Vedras em comunicado enviado ao TORRES VEDRAS WEB.
Moagem de cereais, fabricação de ornamentos, técnicas de pintura, fabricação de instrumentos líticos e técnica de fogo, são algumas das atividades que dão forma a esta iniciativa, que se realiza no dia 27 de maio, entre as 10h00 e as 16h30.
O Castro do Zambujal é um sítio arqueológico fortificado pré-histórico do período Calcolítico (c. 2850 – 1750 a.C.), caracterizado pela denominada cultura campaniforme, presente em praticamente toda a Europa.
Os habitantes do Castro do Zambujal dedicavam-se a atividades relacionadas com prospeção, mineração e metalurgia do cobre, mantendo relações comerciais, tanto no território peninsular, como fora dele, entre os finais e meados do III milénio a C.. Além destes materiais, foram encontrados exemplares tipificadores das atividades quotidianas, sobretudo cerâmicas decoradas.
Em comunicado a Câmara Municipal de Torres Vedras aconselha o uso de roupa e calçado confortável e também de chapéu. Recomenda-se ainda levar água.