publicidade

A música Celina da Piedade vai cruzar as sonoridades do acordeão com o cante alentejano no Festival Internacional Acordeões do Mundo, integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras, entre terça-feira e 14 de novembro, anunciou hoje o município.

No dia 07 de novembro, a acordeonista, cantora e compositora surgirá no palco do Teatro-cine de Torres Vedras com o grupo coral Vozes do Cante, para um concerto que pretende homenagear as tradições do património musical português, entre as quais as do cante alentejano, considerado Património Imaterial da Humanidade pela Organização nas Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2014.

Apesar de já ter integrado o Festival, a portuguesa apresenta-se de forma diferente, ao aliar-se ao cante alentejano.

O grupo Danças Ocultas volta a atuar no festival, com um concerto no dia 30, mas desta vez com sonoridades diferentes, ao dividirem o palco com a Orquestra Filarmonia das Beiras, para mostrarem as aptidões do acordeão.

Os sérvios Petar Maric e Aleksandar Nikolic e o quarteto italiano Mario Gatto estreiam-se no festival, com concertos nos dias 31 e 06 de novembro, respetivamente. Os primeiros apresentam repertório que vai desde a música eletrónica até às abordagens mais populares e tradicionais que podem ser tocadas pelo acordeão, enquanto os italianos vão explorar diversas sonoridades, desde o jazz, samba brasileiro à música tradicional siciliana.

Do programa fazem ainda parte as chamadas “merendas do acordeão”, com acordeonistas a tocar todos os dias ao vivo em diferentes espaços comerciais da cidade, desde cafés, bares, restaurantes e hotéis.

O Festival integra as Festas da Cidade, que decorrem em paralelo, com 13 tasquinhas, festival do vinho, festival da uvada e festival do pastel de feijão, com concursos dos melhores produtos, prova e venda de produtos, desfile de bandas filarmónicas, atuação de grupos folclóricos e de cantares tradicionais, concerto de coros, exposições e provas desportivas.

O comércio tradicional vai estar a funcionar à noite, com horário alargado, nos dias 30 de outubro e 06 de novembro, para tirar proveito económico da animação da cidade que, durante estes dias, comemora também as tradições ligadas às castanhas e ao vinho.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.