
O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras apresenta fins de tarde musicais nos meses de julho, agosto e setembro, no âmbito da iniciativa “Tocata”. Esta iniciativa é composta por três atuações, que decorrem no anfiteatro exterior do CAC, pelas 18h00: Floating Machine (29 de julho), Zen Baboon (19 de agosto) e Katia Leonardo (23 de setembro).
Floating Machine é um projeto de António Lourenço, que desde muito jovem aprendeu e tocou instrumentos, como guitarra, piano e saxofone, participando em vários projetos experimentais em áreas distintas como jazz, reggae e punk rock. Mais tarde, influenciado pela magia da música eletrónica, iniciou-se como DJ. Essa paixão levou à produção de música eletrónica, aplicando as suas influências num contexto techno e progressivo.
Zen Baboon é composto pela dupla Daniel Rosado e Henrique Palhavã. Ambos nasceram nos anos 70 em Portugal e desde muito cedo mantiveram uma estreita ligação com o mundo musical. Daniel Rosado é engenheiro de som e começou a produzir música eletrónica no final dos anos 90. Henrique Palhavã é zoólogo e começou como DJ ambiental (DJ Henriq) e produtor em 2001. Reuniram-se em 2003 e decidiram criar o Zen Baboon.
Katia Leonardo apresenta paisagens sonoras com música eletrónica criada ao vivo com uma loop station, uma guitarra e percussões. Um espetáculo com interpretações de temas de Mercedes Sousa, Argentina Santos, Lourdes VanDunem, Eva Cassidy, Rebecca Martin e Joni Mitchel, artistas que evocam a força da mulher enquanto ser que cria, nutre, protege, empodera, cuida e inspira. Associam-se a estes, temas originais sobre as mulheres que Katia Leonardo ama, traz na vida e na voz.
A “Tocata” visa a difusão e valorização de projetos musicais portugueses com forte conexão à cultura portuguesa e internacional. Pretende-se que este projeto dinamize o anfiteatro ao ar livre do CAC, tornando-o num espaço convidativo e familiar para toda a comunidade. Este evento musical, destinado a toda a população, é de entrada gratuita.