
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras inaugura a exposição “Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste”, no dia 22 de maio, que estará patente até 5 de junho. No dia 22 de maio, realiza-se ainda o workshop “Os peixes de água doce do concelho de Torres Vedras – como garantir a sua sobrevivência”, que terá lugar naquele equipamento municipal.
A exposição, desenvolvida no âmbito do projeto Peixes Nativos, pretende dar a conhecer este importante grupo faunístico e sensibilizar os visitantes para a necessidade de implementar medidas que minimizem o seu atual risco de extinção. A exposição iniciará em Torres Vedras, Município pioneiro do projeto “Peixes Nativos”, um percurso de itinerância por várias localidades do país, promovendo a literacia ambiental em matéria de preservação e valorização dos ecossistemas fluviais e da Biodiversidade a eles associada.
O workshop pretende servir como um contributo para um conhecimento sólido acerca das espécies nativas de peixes de água doce, das ameaças que enfrentam e das medidas de conservação que podem ser implementadas para minimizar o seu risco de extinção. Pretende-se que, no final deste workshop, os formandos saibam identificar as espécies nativas de peixes de água doce do concelho de Torres Vedras; adquiram noções acerca dos principais métodos e técnicas de amostragem para fins científicos e adquiram noções teóricas acerca das ferramentas atualmente disponíveis com vista à conservação destas espécies.
Programa do workshop
10h00 | Receção dos participantes. Breve enquadramento das atividades a desenvolver.
10h10 às 13h00 | Sessão teórica
Breve história evolutiva dos peixes de água doce na Península Ibérica; taxonomia, biologia e ecologia das espécies; áreas de distribuição atuais; principais fatores de ameaça à sobrevivência das espécies; conservação (abordagens in situ e ex situ); métodos e técnicas de amostragem científica.
13h00 às 14h00 | Intervalo para almoço
14h00 às 17h00 | Sessão prática
Demonstração da técnica de amostragem científica com recurso a pesca elétrica e dos principais parâmetros a avaliar em monitorizações da ictiofauna nativa. Identificação das espécies capturadas.
Informações: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt
Inscrições: tvedras.pt/8053c
Formadora: Carla Sousa Santos (Bióloga, MARE-ISPA)