Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro reabre com novos conteúdos
publicidade

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) reabre no dia 29 de fevereiro, com novos conteúdos e recursos e com o atendimento inclusivo de pessoas com necessidades especiais assegurado.

“As intervenções efetuadas vieram permitir a regeneração, requalificação e reabilitação do CIBV, de modo a transformar a acessibilidade deste espaço turístico e dos seus serviços, fazendo deste espaço um projeto de referência e para todos. A maior parte das alterações vieram beneficiar não apenas os visitantes com algum tipo de limitação, mas sim todos os visitantes”, segundo comunicado.

No dia 29 de fevereiro, o evento de reabertura tem início pelas 14H30, com uma intervenção do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, seguida de uma apresentação da peça de teatro “O Vimeiro na Batalha pela Inclusão”, pelo grupo T’AMAL, com a colaboração do lourinhanense Augusto Dionísio e da ADAPECIL, através da colaboradora Diana Perluxo.

À apresentação da peça segue-se uma visita guiada à nova exposição permanente do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, que conta agora com três salas com conteúdos expositivos permanentes: Sala da Guerra Peninsular, Sala dos Exércitos do Período Napoleónico e Sala da Batalha do Vimeiro. Vídeos interpretativos, réplicas, uma solução acústica de simulação dos sons de batalha, um mapa modelado da batalha, conteúdos em Braille e LGP são outras das novidades que o visitante poderá ver neste espaço, que conta agora com uma plataforma elevatória e piso tátil.

A reabertura do CIBV conta ainda com a apresentação oficial da Agenda Cultural do CIBV para o ano de 2020, que este ano versa a temática da vida e reinado de D. João VI, Príncipe Regente de Portugal à época da Batalha do Vimeiro e protagonista da estratégica retirada da Família Real portuguesa para o Brasil, provocando a fúria do imperador Napoleão Bonaparte.
No final da tarde, será servido um lanche temático intitulado: De Portugal e do Brasil – Um Lanche com D. João VI.

O Município da Lourinhã relembra que o investimento para a requalificação deste espaço foi adquirido através de uma candidatura à Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here