Centro Europeu de Paleontologia reuniu-se em Torres Vedras
publicidade

Sociedade de História Natural de Torres Vedras é desde 2016 membro fundador do Centro Europeu de Paleontologia.

Decorreu de 18 a 21 de Setembro a reunião anual dos responsáveis pelas instituições que fazem parte do Centro Europeu de Paleontologia (CEP), que tem a sua sede principal na Universidade de Opole, na Polónia.

A organização desta reunião anual esteve a cargo da Sociedade de História Natural de Torres Vedras, convidada em 2016 para ser membro fundador desta organização internacional.

O CEP foi fundado pela Universidade de Opole (Polónia), Delta Association (Polónia), Universidade de Bonn (Alemanha), Universidade Livre da Bélgica, Real Associação de
Paleontologia (Bélgica), Sociedade de História Natural de Torres Vedras (Portugal), Museu de Maastricht (Holanda) entre outros, tendo como parceiros várias entidades do tecido económico destes países.

Os vários especialistas que se deslocaram a Torres Vedras visitaram o setor litoral e a Área
Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, onde puderam observar várias jazidas
paleontológicas e sítios de interesse geológico.

Segundo a Sociedade de História Natural de Torres Vedras (SHN), “a reação foi extremamente positiva, não só pelo potencial científico mas também por se tratar de um concelho que é um livro de geologia e paleontologia ao ar livre”.

Também trabalho realizado junto das escolas e da população em geral, quer pelas visitas e palestras nos vários agrupamentos escolares, quer pelo Laboratório Aberto ao Público no verão e ainda pelas visitas guiadas, foram alvo de particular interesse.

Nesse sentido, foi estruturado um modelo de atividades e desenvolvido um guião que servirá de modelo para todas as instituições que fazem parte do CEP.

No decorrer desta reunião foram incluídos novos membros no ECP, como o Instituto de
Zoologia da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Charles University (República Checa), entre outros. Foram ainda definidas, de forma oficial, as instituições representantes do CEP nos vários países, sendo a SHN oficialmente o representante para a Península Ibérica.

Os Laboratórios de Investigação da SHN que entretanto irão estar concluídos no ex-karting de Santa Cruz irão acolher programas de investigação derivados dos vários projetos do ECP, e para o qual decorrem vários projetos em fase de candidatura para financiamento junto da União Europeia e outros fundos.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here