publicidade

Candidaturas gratuitas para o Programa “Limpa e Aduba” até dia 31 de outubro.

O Centro Florestal Municipal de Torres Vedras, situado no Maxial, acolheu no passado dia 10 de setembro a realização da terceira edição do evento Florestas em Foco, a qual foi organizada pela APAS Floresta em parceria com a Biond – Forest Fibers from Portugal e com o apoio do Gabinete Técnico Florestal do Município de Torres Vedras.

Esta ação, dirigida a técnicos, proprietários/gestores florestais e prestadores de serviço, teve como oradoras Ana Gancho (gestora do Grupo de Gestão Florestal Certificada da APAS Floresta) e Helena Rodrigues (técnica responsável pelo Programa “Limpa e Aduba” na região Oeste).

A sessão permitiu mostrar que a certificação florestal é essencial para garantir a produtividade e proteção da floresta, assim como o respeito por valores ambientais, sociais e económicos. A certificação florestal é, de resto, uma forma de reconhecer o esforço dos proprietários de zonas florestais pelas suas boas práticas na gestão florestal, garantindo a origem dos produtos florestais.

Associado à promoção de uma eficaz gestão florestal, foi apresentado na edição deste ano do Florestas em Foco o Programa “Limpa e Aduba” da Biond, cujo objetivo é apoiar a adoção de boas práticas florestais de manutenção dos povoamentos de eucalipto, sendo que com a implementação deste programa pretende-se reduzir o risco de incêndio e melhorar a produtividade florestal dos eucaliptais. Simultaneamente, ao adotar boas práticas de gestão, os beneficiários do “Limpa e Aduba” estarão ainda a ir de encontro aos princípios da certificação florestal.

Para garantir elegibilidade ao “Limpa e Aduba”, o proprietário/gestor florestal apenas tem de garantir o controlo da vegetação e a seleção de varas conforme as recomendações técnicas. Por sua vez, a Biond fornece o adubo e dá um apoio à adubação no valor de 45€/ha.

Os interessados em certificar as suas matas e saber se têm condições de elegibilidade ao Programa “Limpa e Aduba” devem contactar a APAS Floresta e efetuar a sua candidatura gratuita ao mesmo até ao próximo dia 31 de outubro.

publicidade

Artigo anteriorResidência artística do concelho de Torres Vedras exibe trabalho de bolseiros
Próximo artigoComitiva da cidade de Heze (China) visitou Torres Vedras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui