
Hoje comemora-se o Dia Nacional dos Centros Históricos, então fomos apreciar o que de belo tem o nosso e falar com alguns comerciantes.
Este dia foi criado em 1993 com o intuito de promover ações e de salvaguardar os centros históricos. Mas, com a criação de centros comerciais, o fluxo de pessoas nestes sítios tem diminuido. Por esta razão fomos conversar com comerciantes que têm as suas lojas neste local.
Visitámos 4 estabelecimentos e as perguntas foram comuns:
1- Estando no centro histórico, qual acha que tem sido a diferença do negócio ao longo dos anos?
2- Acha que deveriam dinamizar? Se sim, como?
3- Que mensagem pretende deixar?
Vamos descobrir as respostas:
Charme de Mulher (Paula Duarte)
1 – “A diferença é abismal. Quem está cá há 30 anos, como é o nosso caso, nota-se uma diferença enorme. Acho que não fazem nada pelo centro histórico. Primeiro está tudo muito disperso, então com a vinda das grandes contruções do Shopping e de pavilhões como a Decatlon piorou ainda mais. Já para não falar da iluminação que é fraquíssima na nossa rua.”
2- “Sim, deviam publicitar um bocado. Pois sem publicidade ao comércio tradicional, os comerciantes começam a fechar as portas e Torres Vedras fica uma cidade fantasma.”
3- “Espero que melhorem esta situação e que visitem o centro de Torres Vedras.”
Ponto Noventa e Cinco (Fátima Neves)
1- “Está mais parado. Não só pelo centro comercial que tirou muita gente do comércio tradicional, como pela falta de animação.”
2- “Sim. Deviam ter animações e atrações nas ruas.”
3- “Pretendo dizer à Câmara Municipal para arranjarem alternativas para que o comércio tradicional se possa manter.”
1- “O negócio tem estado mais parado e muito abandonado. As ruas têm pouco movimento devido aos centros comerciais.”
2- “Sim, com animação nas ruas aos fim de semana.”
3- “Nenhuma.”
Gráfica Torriana (Ana Cristina)
1- “O negócio tem diminuido bastante. Acho que está relacionado com a construção dos shoppings e com a crise que se fez sentir.”
2- “Sim, deviam apostar em certas animações.”
3- “Que nos venham visitar.”
O dia de hoje já está com algumas melhorias metereológicas, será que isto quer dizer que o comércio tradicional também terá melhorias?