O Centro Hospitalar do Oeste e a Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (ESAD) vão desenvolver iniciativas culturais conjuntas no âmbito de um protocolo assinado ontem entre as duas instituições.
A cooperação entre os dois organismos assenta numa base “cultural, educativa e técnica” envolvendo equipas técnicas do centro hospitalar e alunos e professores da escola, polo do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
O protocolo assinado esta segunda-feira, no Museu do Hospital e das Caldas, vai disponibilizar aos alunos da ESAD “acesso ao acervo reservado do museu para a partir dele desenvolverem projetos artísticos”, afirmou a presidente do conselho de administração do centro hospitalar, Ana Paula Harfouche.
O acordo estabelece ainda o acesso dos alunos e professores e técnicos das duas instituições a “informação bibliográfica, documental e técnica”, em relação à qual os parceiros assumem o “dever de sigilo”, dado estar envolvida uma unidade hospitalar.
Para além da eventual criação de obras artísticas, a parceria passará pela organização conjunta de simpósios, debates e ‘workshops’, bem com pela possibilidade de programas de estágios para os alunos da escola.
“Esta ideia de se poder abrir o que não se conhece do museu à exploração artística pode trazer novas formas de apresentar o que está escondido no museu e também novas formas de apresentar as capacidades da escola”, afirmou à agência Lusa o diretor da escola, João Santos.
Os projetos a desenvolver poderão envolver “desde os alunos do curso de teatro, do curso de design de ambiente, de artes plásticas e de cerâmica e vidro”, acrescentou o diretor, estimando que “a partir de meados do próximo ano letivo possamos ter um programa” de iniciativas.
O protocolo não envolve custos para as duas instituições, podendo alguns dos projetos a desenvolver ser submetidos a candidaturas para financiamento.
O centro hospitalar foi criado a 01 de outubro de 2012, em resultado da fusão do antigo Centro Hospitalar do Oeste Norte e do antigo Centro Hospitalar de Torres Vedras.
Integra os hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche e serve, para além destes concelhos, as populações de, Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro).
A Escola Superior de Artes e Design foi fundada em 1990 e ministra cursos superiores na área das Artes Plásticas, Design de Ambientes, Design Industrial, Design de Produto – Cerâmica e Vidro, Design Gráfico e Multimédia, Teatro, Som e Imagem e ainda mestrados em Artes Plásticas, Teatro, Design de Produto, Design Gráfico, Design de Tipografia e Gestão Cultural.