publicidade

Decorreu durante a manhã de 26 de abril de 2017, um simulacro do Plano de Emergência Externa (PEE) no âmbito do Plano de Contingência das Comemorações do Centenário das Aparições de Fátima na Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste). 

O cenário que serviu de base ao simulacro consistiu na queda de uma placa de pavilhão originando 50 vítimas de diferentes níveis de gravidade, 15 das quais foram transportadas e assistidas na Unidade de Caldas da Rainha do CHOeste. O simulacro envolveu cerca de 60 pessoas, entre figurantes da Escola de Sargentos do Exercito de Caldas da Rainha, bombeiros das corporações de Caldas da Rainha, Bombarral, Óbidos, São Martinho do Porto e Benedita, elementos da Polícia de Segurança Pública de Caldas da Rainha, da Proteção Civil da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, e profissionais dos vários Serviços do Centro Hospitalar do Oeste.

António Curado, Diretor Clínico do Centro Hospitalar do Oeste, manifestou o seu agradecimento a todos os profissionais e parceiros envolvidos neste exercício, e congratulou-se pelo «simulacro ter decorrido conforme programado, tendo permitido tirar ilações para situações de catástrofe reais». Acrescentou ainda que, «esta foi uma oportunidade para o CHOeste atualizar o seu Plano de Emergência Externo e realizar ajustes a possíveis situações de catástrofe».

No decorrer do simulacro estiveram também presentes membros da Comissão de Gestão do Plano de Contingência do Ministério da Saúde para as Comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, que observaram a capacidade de resposta dos Serviços da Unidade de Caldas da Rainha a uma potencial situação de catástrofe exterior à instituição. O balanço deste exercício para a Comissão foi positivo, sendo posteriormente elaborado um relatório com recomendações, e enviado ao Ministério da Saúde e ao CHOeste.

Simulacro 2

Recorde-se que a Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste é uma das dez unidades hospitalares envolvidas no plano de contingência do Ministério da Saúde para a visita do Papa Francisco a Fátima, em maio de 2017, que inclui apoio aos peregrinos e às entidades oficiais que participam nas celebrações do Centenário das Aparições.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.