publicidade

A Câmara Municipal assinalou mais uma vez o Dia Nacional dos Centros Históricos com uma segunda abordagem a “modelos de reabilitação” nestas zonas urbanas.

Nesse âmbito realizou-se no dia 28 de março uma conferência que encheu o salão nobre do Edifício dos Paços do Concelho, em que foram dadas a conhecer algumas boas dinâmicas em termos de regeneração urbana, nomeadamente: o Programa Bip-Zip pela vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques; o Cluster Regenerapolis, pelo vice-presidente da Comissão Executiva da NERSANT (Associação Empresarial da Região de Santarém), Pedro Félix; o Plano Lisboa, pelo respetivo coordenador, Sérgio Azevedo; e o projeto do Centro Interpretativo da Comunidade Judaica em Torres Vedras, por Tiago Batista e João Carriço.

A fechar esta conferência falou o presidente da direção da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico e da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes.

Antecedendo a conferência foi inaugurada a exposição coletiva”(a)Riscar o Património 2014″, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, a qual consiste num conjunto de desenhos elaborados no âmbito das Jornadas Europeias do Património Cultural. Recorde-se a este propósito que desde 2014 que Torres Vedras, a convite daquela direção, integra a lista de 10 cidades portuguesas organizadoras do (a)Riscar o Património. Depois do Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa) e do Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra), aquela exposição é agora apresentada na Paços – Galeria Municipal, podendo ser visitada até ao dia 30 de abril.

A comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos em Torres Vedras contou com a parceria da Direção-Geral do Património Cultural, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e da Ordem dos Arquitetos.

Recorde-se que esta efeméride acontece no dia 28 de março por coincidir com o aniversário do nascimento do escritor e municipalista Alexandre Herculano.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.