
Tiago Antunes é 5º na Taça de Portugal
O ciclista Tiago Antunes da Sicasal-Constantinos-Delta Cafés, ocupa a 5ª posição do ranking sub-23 da taça de Portugal, depois de disputadas as duas primeiras provas da competição.
A estreia da taça 2017 aconteceu no passado fim de semana, com a 4ª edição da Volta à Bairrada disputada em 2 etapas, num total de 317 kms.
A 2ª prova, numa distância de 144 kms, disputou-se no feriado 25 de Abril em Mortágua e à semelhança da prova anterior contou com a participação da equipa torreense, que uma vez mais pedalou na companhia do pelotão profissional, facto que em muito tem contribuído para elevar o ritmo competitivo destes jovens atletas, de grande importância para o seu desenvolvimento desportivo. Um bom exemplo disso é Tiago Antunes, que terminou todas as provas entre os 30 primeiros a escassos segundos dos vencedores, demonstrando uma evolução que já permite ao atleta do Bombarral ombrear com ciclistas da categoria superior.
Na classificação colectiva sub-23, a Sicasal-Constantinos-Delta Cafés alcançou a terceira posição em todas as provas, consolidando a sua condição de topo entre as equipas de clube em Portugal.

As palavras do Diretor Desportivo Hélder Miranda resumem assim os três dias de competição: “o facto de haver classificação separada entre elites e sub-23, permitiu a equipa encarar a corrida de uma forma diferente. Na primeira etapa da Bairrada o terreno era mais plano e os nossos atletas rolaram no pelotão principal até à última volta do circuito, onde alguns apenas perderam o contacto por avarias e quedas. Destacou-se o Tiago Antunes, incorporando a chegada final ao sprint. Na segunda etapa, a montanha e o ritmo inicial altíssimo endureceram a prova, gerando uma fuga de 30 elementos que incluía o Marcelo Salvador. Rapidamente a corrida partiu-se por completo, ficando um grande pelotão onde estavam quase todos os sub-23, que acabaram por fazer a sua corrida juntos. O Marcelo foi apanhado já perto do final e a equipa esteve muito bem na abordagem à corrida, saindo desta primeira prova em 9º lugar na geral da taça.
Em Mortágua o circuito era bastante duro e selectivo, mas a equipa esteve sempre muito unida e atenta para ajudar o Tiago e o Marvin a melhorar a classificação. Acabaram por fazer uma grande prova, destacando o facto de sermos a 8ª melhor equipa num total de 17, das quais 6 são profissionais.”
A equipa regressa à competição nos próximos dias 13 e 14 de maio, para disputar a 3ª prova da taça de Portugal no 3º Grande Prémio do Dão, no distrito de Viseu.
Texto: After Two | works
Fotos: Helena Dias e João Fonseca