
A sala Bang Venue vai receber as tertúlias “Bang Talks”, reservadas a profissionais de saúde, que antecedem conferências.
Debater a integração de cuidados e a descentralização da sua gestão e prestação no Oeste é o que propõem o Fórum Saúde Século XXI e a Câmara Municipal de Torres Vedras com a realização do Ciclo de Conferências a Oeste – Torres Vedras 2019. O ciclo tem início a 18 de maio, sábado, com início às 9h30, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras.
“As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde” é o tema desta primeira conferência, que irá contar com várias comunicações e dois painéis de discussão.
O primeiro painel conta com a presença de Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, para falar sobre “Integração de cuidados: o desafio do SNS do futuro” e com Luís Campos, diretor do Serviço de Medicina Interna do CHLO, para presentar o programa de cuidados integrados de doentes crónicos complexos do CHLO / ACES Lisboa. No painel de discussão estará ainda Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração do CHO para apresentar um caso de sucesso da Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHO.
Já o segundo painel de discussão abordará a “complementaridade entre o setor público, privado e social como fator de proximidade e satisfação das pessoas” com a participação de Luís Pisco, presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, João Marrana, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Diácono Horácio Félix, presidente do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz e presidente da Assembleia-Geral da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa (UDIPSS) e Joaquim Ferreira, neurologista, professor de Neurologia e Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina (FMUL), diretor do Laboratório de Farmacologia Clínica da FMUL, líder de grupo, Instituto de Medicina Molecular e diretor clínico do CNS – Campus Neurológico Sénior.
No ano em que se assinalam os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde – SNS, o Ciclo de Conferências a Oeste – Torres Vedras 2019 pretende realçar o impacto do SNS na sociedade portuguesa, nomeadamente enquanto fator de coesão social. “No entanto, este é também o momento para refletir sobre as expectativas dos cidadãos relativamente ao SNS e os desafios que este terá de enfrentar”, revela em comunicado a Câmara Municipal de Torres Vedras.
O Ciclo de Conferências a Oeste – Torres Vedras 2019 continua a 21 de setembro sob o tema “IA ao serviço da saúde e das pessoas” e a 23 de novembro com o tema “A descentralização e uma visão para o futuro da saúde no Oeste”.
No âmbito do Fórum Saúde XXI irão, ainda, decorrer as tertúlias “Bang Talks”, reservadas a profissionais de saúde, que terão lugar na sala Bang Venue e antecedem as conferências.