publicidade

A terceira edição do “Made in Torres Vedrasvai acontecer no sábado, dia 20 de setembro.

A terceira edição do “Made in Torres Vedras”, um ciclo de promoção de ativos locais torrienses, vai acontecer no próximo dia 21 de setembro.

Do programa do “Made in Torres Vedras [setembro]” faz parte uma visita em torno da arte pública de Torres Vedras, que terá lugar a partir do Posto de Turismo de Torres Vedras, bem como um conjunto de ações que se realizarão nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras: uma oficina de reparação de instrumentos musicais, uma sessão de música para bebés, um mercado de artes gráficas, uma atividade de execução de tatuagens, a inauguração de uma exposição multidisciplinar, um workshop de iniciação ao urban sketching, uma conversa entre membros da Rede Cultura de Torres Vedras, uma prova de vinhos rosés e um concerto com sonoridades de jazz. Ainda no âmbito da próxima edição do “Made in Torres Vedras” será possível, complementarmente, também nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras, durante o período da tarde, apreciar street food confecionada por um conjunto de agentes locais.

Recorde-se que o ciclo “Made in Torres Vedras” pretende dar a conhecer alguns dos elementos que tecem a identidade do território do concelho de Torres Vedras, sendo que as suas atividades enquadram-se no posicionamento da marca Torres Vedras. Valorizar e divulgar os ativos locais torrienses que são diferenciadores na oferta turística, na qualidade de vida ou na descoberta de novos talentos e criações são objetivos do “Made in Torres Vedras”, uma iniciativa que convida cada torriense a ter orgulho no que faz e no que é.

O “Made in Torres Vedras” realizar-se-á, posteriormente, nos dias 19 de outubro, 23 de novembro e 7 de dezembro. A entrada nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras para aceder às atividades do evento é gratuita.  

Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 320 751; ou pelo email: marca@cm-tvedras.pt.

Vê a programação:

10h00 às 12h00 | Visita sobre “Arte Pública em Torres Vedras”

Convidada: Professora Maria José Gonçalves

Por vezes, não nos damos conta da regularidade com a qual nos cruzamos com os mais diversos tipos e estilos artísticos. Uma das formas de arte com a qual mais contactamos no nosso dia-a-dia, e que tantas mensagens nos deixa é, sem dúvida, a Arte Pública. Fazendo parte dos cenários públicos das cidades, a Arte Pública surgiu com o intuito de garantir que a Arte chegava a todos os estratos sociais, combatendo o elitismo a que esteve, em tempos, associada.

Em Torres Vedras são vários os exemplos de obras de Arte Pública dispersas pelo seu núcleo urbano, que merecem ser vistas e reconhecidas pelo seu valor artístico e pelo seu impacto social. Esta atividade convida os participantes a descobrir a Arte Pública presente nos recantos da cidade de Torres Vedras.

Lotação: 20

Inscrições: turismo@cm-tvedras.pt | 261320753

10h00 às 12h30 | Oficina de Reparação: Instrumentos Musicais

Nesta atividade proporciona-se o restauro por especialistas de instrumentos musicais danificados ou desgastados. Esta oficina é uma excelente oportunidade para, além de cuidar de instrumentos musicais, aprender novas técnicas de reparação, conhecer outros amantes da música e trocar experiências.

Dinamização: Sons da Música

Destinatários: M/16 (ou M/14 acompanhados por um adulto)

Lotação: 10

Inscrições: ambiente@cm-tvedras.pt (até 19 de setembro)

11h00 | Mirimbô – Música para bebés

A Mirimbô é um projeto abraçado por duas irmãs com um percurso musical profissionalizado e um vasto currículo. São elas que dinamizam a sessão, sendo as mesmas as compositoras de alguns temas originais do projeto. Num ambiente afetivo e lúdico procurar-se-á familiarizar os bebés e as crianças ao contexto musical e artístico, brincando com a música sem limites imaginativos.

Dinamização: Mirimbô

Destinatários: crianças até aos 3 anos

Lotação: 20

Inscrições: marca@cm-tvedras.pt

15h00 às 20h00 | Mercado de Artes Gráficas

Casa da Amendoeira; Carlos Roxo; Vanesa Éffe; Mariqosa; Távola; Maria Capaz; David Cara Nova e Bruna Miguel; Lápis sem Afia; Cláudio Vieira de Oliveira; Mofo Studio

15h00 às 20h00 | Flash Tattoos

Dinamização: Cara-Nova Tattoo

15h00 às 20h00 | Street Food

15h00 às 20h00 | Objetos sonhadores não identificados, exposição por Carlos Roxo

Trata-se da primeira exposição individual do artista multidisciplinar Carlos Roxo, a qual pretende divulgar parte da obra produzida por si até hoje, assim como algumas peças feitas exclusivamente para o “Made in Torres Vedras”.

As criações que estarão patentes na mostra partem da evocação de um universo particular e em constante expansão, com base no qual foram criados vários núcleos de obras, que se relacionam com o espaço da antiga adega de uma maneira íntima e pessoal. É neste cosmos que o artista encontra o espelho da sua prática, onde se revelam as suas inquietações através de temáticas como a paralisia, a desfragmentação e o medo da impotência perante a criação.

Para esta exposição foram selecionadas obras de pintura, escultura, design, vídeo, instalação e performance.

A mesma voltará a ser proporcionada no mesmo local e horário nos dias 26 e 28 de setembro.

15h00 às 17h00 | Workshop de iniciação ao urban sketching

Dinamização: André Baptista, urban sketcher

Destinatários: M/12

Lotação: 25

Inscrições: marca@cm-tvedras.pt

Material necessário: caderno, aguarelas, pincéis, canetas ou similares

17h00 | Conversa com membros da Rede de Cultura de Torres Vedras | “Processos de participação nas políticas culturais locais: qual a importância de uma Rede de Cultura?” 

Este encontro informal da Rede de Cultura de Torres Vedras tem como objetivo reunir quem já a constitui, aproximar quem a pretenda integrar e convidar quem tenha interesse pelos temas debatidos. Uma conversa aberta que pretende apresentar o propósito da Rede de Cultura de Torres Vedras e os objetivos da mesma, que se encontram em desenvolvimento a curto, médio e longo prazo.

A Rede Cultura de Torres Vedras é uma rede formal, constituída por iniciativa municipal, que tem como missão desenvolver processos participativos de governança cultural que permitam pensar, implementar, monitorizar e avaliar estratégias locais integradas para a cultura, fomentando a aprendizagem cooperativa e a capacitação dos agentes do setor cultural e criativo.

Os oradores convidados são membros da comissão executiva da Rede Cultura de Torres Vedras: Cristina Coimbra, Jorge Reis, Ulisses Dias, Ângelo Teodoro e Carlos Ruivo.

Moderador: Joaquim Jorge 

18h00 às 20h00 | Prova de vinhos rosés

Dinamização:

  • AdegaMãe – Sociedade Agrícola. Lda.
  • Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, CRL
  • Quinta da Boa Esperança – Sociedade Agrícola da Gama, Lda.    
  • Quinta da Folgorosa – Sociedade Agrícola, Lda.

18h30 | Concerto com José Menezes “FourOnTheFloor” Quarteto

  • José Menezes – saxofones
  • Paulo Santo – vibrafone
  • Nelson Cascais – contrabaixo
  • Rui Pereira – bateria
publicidade

Artigo anteriorColetivo de artistas apresenta exposição de livros-objeto na Fábrica das Histórias
Próximo artigoAtividade no Museu Leonel Trindade vai levar bebés a descobrir sons da Pré-História

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui