Cidadãos do Oeste já percorreram 5.000 quilómetros com veículos
publicidade

Os 12 veículos “amigos do ambiente” disponíveis para uso público na região Oeste já percorreram 5.000 quilómetros, evitando a emissão de uma tonelada de dióxido de carbono, informou hoje, em Torres Vedras, a agência de energia regional, Oeste Sustentável.

No primeiro mês em que foram testados pelos cidadãos nos 12 concelhos da região, os veículos ligeiros de passageiros, distribuídos um por cada município, foram utilizados por 246 pessoas e percorreram 5.000 quilómetros, evitando a emissão de uma tonelada de dióxido de carbono para a atmosfera, revelou Rogério Ivan, diretor executivo da Oeste Sustentável.

O responsável apresentou os dados na conferência final do projeto internacional Repute, responsável pelo desenvolvimento de um projeto-piloto em vários países, nomeadamente na região Oeste através do projeto “Move Oeste”, com o uso de veículos movidos a energia captada a partir de fontes renováveis.

De acordo com os dados divulgados, 29% dos utilizadores das viaturas têm entre 35 e 45 anos e 25% entre 45 e 55 anos. 51% dos utilizadores deslocaram-se a pé para chegar ao veículo, 35% de automóvel e 7% de bicicleta.

A maioria foi testar o veículo apenas por curiosidade, 25% por lazer e 10% por motivos profissionais.

Desses utilizadores, 36% nunca se desloca em transportes públicos e 55% só ocasionalmente, optando por veículo próprio.

Os veículos, com autonomia até 100 quilómetros, podem ser utilizados pelos cidadãos pelo menos até ao final de julho, mediante reserva prévia. O investimento de 150 mil euros, apoiado a 65% por fundos comunitários, engloba também a instalação de uma estação de carregamento de energia, a partir de um painel fotovoltaico, destinado a captar energia solar.

A região Oeste foi escolhida na Europa pelo projeto internacional REPUTE (Empresa de Transportes Públicos Renováveis) para o desenvolvimento de um projeto-piloto, para promover o uso daqueles veículos.

O projeto dispõe de uma página na Internet (www.mobilidadeoeste.pt), onde os cidadãos podem fazer a reserva do veículo para o utilizarem e saberem várias informações, como o mapa de estações de carregamento da região.

A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

publicidade

Artigo anteriorO Jardim das Maravilhas no Teatro-Cine de Torres Vedras
Próximo artigoPrédio evacuado devido a um incêndio em Torres Vedras
Agência Lusa
A Lusa é a maior produtora e distribuidora de notícias sobre Portugal e o mundo, em Língua Portuguesa. A Lusa acompanha a atualidade nacional e internacional a cada segundo, e distribui informação em texto, áudio, foto e vídeo. A rede Lusa de correspondentes cobre geograficamente todo o país e está presente em 29 de países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui