Cidade de Torres Vedras recebe a 8ª edição dos “Mocktails
publicidade

A 8ª edição dos Mocktails decorrerá este ano entre 16 e 21 de Maio na cidade de Torres Vedras. Entre segunda e sexta, profissionais da Dianova Portugal deslocam-se às escolas do concelho para realizar sessões de sensibilização e prevenção junto dos alunos. Durante estas sessões são distribuídos vouchers que os jovens podem trocar, na noite de 21 de Maio, por bebidas sem álcool nos estabelecimentos aderentes. Nesta noite, os torrienses que se deslocarem aos restaurantes, bares e discotecas podem também usufruir da oferta de uma bebida sem álcool.

Esta iniciativa, desenvolvida anualmente desde 2009, faz já parte da cultura dos torrienses sendo esperada com expectativa por todos os parceiros locais. Contando com o apoio de cerca de 40 parceiros, a acção “Mocktails: uma noite divertida sem álcool”, distinguida como best practice nas Nações Unidas na área da Prevenção e Promoção de Saúde, procura chegar aos jovens e adultos alertando para a necessidade do consumo responsável de álcool e para as consequências do seu consumo abusivo, sobretudo no que diz respeito à sinistralidade rodoviária.

Segundo o Estudo sobre Consumos de Álcool, Tabaco, Drogas e Outros Comportamentos Aditivos e Dependências – 2015 do SICAD, 91% dos alunos de 18 anos inquiridos  já experimentou bebidas alcoólicas, pelo menos uma vez,  e mais de metade (68%) tinha bebido nos últimos 30 dias anteriores ao inquérito, colocando-os no grupo de “consumidores actuais”.

Em relação ao último inquérito, de 2011, nota-se uma evolução positiva no consumo de álcool, que diminuiu para quase todos os grupos etários (com excepção das idades dos 17 e 18 anos, em que se verifica uma estabilização). Estes resultados superam as metas estabelecidas no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos 2013-2020. Sobre a embriaguez, a meta era que não mais que 26% dos jovens tivesse estado embriagado no último ano tendo o inquérito demonstrado que o resultado foi de 22%.

Segundo Ana Delgado, Directora Clínica da Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas e Responsável pela área de Prevenção da Dianova, “as sessões de prevenção nas escolas são muito importantes na medida em que nos permitem abordar a questão do consumo de álcool, que está muitas vezes associado à pressão de pares, validando a decisão daqueles que escolhem não beber álcool perante os jovens que associam o consumo à quebra das regras estabelecidas. Demonstrando as consequências nefastas que os consumos precoces e abusivos de álcool acarretam, promovemos a adopção e manutenção de estilos de vida saudáveis em idades fundamentais para a transposição desses comportamentos para a vida adulta”.

“Este tipo de iniciativas de proximidade contribui bastante para os resultados positivos que se têm vindo a registar. A tendência para a diminuição ou estabilização dos consumos de álcool entre os jovens é um sinal de que a sociedade portuguesa está num bom caminho. Mas há ainda muito a fazer no que diz respeito ao consumo responsável como, por exemplo, desenvolver o hábito de designar um condutor no grupo que garanta o regresso seguro a casa”, afirma Rui Martins, Director de Comunicação e Relações Institucionais da Dianova Portugal “e iniciativas como os Mocktails, junto das comunidades permitem-nos passar a ideia de que uma noite divertida não passa obrigatoriamente pelo consumo excessivo de álcool”.

Nas sete edições anteriores, a iniciativa “Mocktails: uma noite divertida sem álcool” contou com o apoio de cerca de 40 parceiros e afectou 30.973 jovens e adultos.

Organização: Dianova Portugal e Câmara Municipal de Torres Vedras
Parceiros Institucionais: Protecção Civil de Torres Vedras, PSP, GNR, SICAD
Parceiros Media: Rádio Clube Lourinhã, Torres Vedras Web
Escolas aderentes: Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias, Escola Internacional de Torres Vedras, Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, Externato de Penafirme, Escola de Serviços e Comércio do Oeste e Instituto Superior Politécnico do Oeste
Estabelecimentos aderentes: Midi, Saborear, Páteo do Faustino, Mezza, Elegance, Porta3A, Celeiro, Hora H, Mau Maria, Villa Café, Boca Roxa, Cerâmica, Núcleo Sportinguista, Taberna 22, Orquídea Branca
Patrocínios: Red Bull, Refrige, Coca-Cola, Central de Cervejas, Unicer, Super Bock, Sagres, Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here