Edição de novembro acontece no dia 23.
No dia 23 de novembro vai realizar-se mais uma edição do ciclo Made in Torres Vedras, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras.
Esta edição inclui uma caminhada, inserida na 15.ª edição da Reflorestação Nacional Torres Vedras, intitulada “Trilhos da Floresta, caminhada aos Cucos e Vale Escuro”. Com uma distância de 8km, a iniciativa tem como principais objetivos dar a conhecer os valores naturais dos espaços florestais do Concelho, sensibilizando para a importância da conservação do património natural e da biodiversidade, e ao mesmo tempo promover a atividade física e o contacto com a natureza. A caminhada, cujo grau de dificuldade é médio devido à perigosidade e irregularidade do pavimento, terá início às 10h00 no IVV.A participação requer inscrição prévia para o email marca@cm-tvedras.pt, com indicação de nome, telefone, nif e data de nascimento dos inscritos.
Da programação fazem também parte atividades diversas tais como o showcooking “Lanches Saudáveis, como assim redução do desperdício alimentar?”, dinamizado pela turma CP10 do curso técnico de cozinha e pastelaria da ESCO Escola de Serviços e Comércio do Oeste e pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras. Das 15h00 às 17h00, os alunos irão executar as seguintes receitas: bruschetta de tomate e orégãos, panquecas de banana e aveia, bolo de cenoura e puré de maçã, pera e canela.
A ter início às 15h00 e até às 18h00, produtores locais irão dar a provar a uvada de Torres Vedras. Das 15h00 às 20h00 estarão também presentes no IVV bancas de street food.
Sendo esta edição subordinada ao tema “Ciência”, durante a tarde estarão disponíveis atividades relacionadas numa Feira de Ciência e Tecnologia e a exposição sobre insetos intitulada “Pequenos, mas importantes: coleção entomológica da Maceira”. Esta exposição tem como parceria a associação Vaklouro.
Às 16h00 terá início a conversa: Ciência, verdade ou fake news?, que conta com os seguintes oradores convidados: Pedro Alves, professor assistente convidado na FMUL, investigador no Centro Egas Moniz e Neurologista na Unidade de AVC de Santa Maria; Natália Pona, médica pediatra e diretora geral do CNS Campus Neurológico; e Marta Marques, que integra o grupo de investigação do Laboratório Dr. Gonçalo Bernardes (IMM), a trabalhar com proteínas e anticorpos relevantes no cancro.
Às 17h00 realiza-se uma sessão de yoga do riso, cuja dinamização cabe a Cidália Tomás. Para adultos e crianças maiores de 6 anos, tem como mínimo de participantes 8 pessoas. As inscrições devem ser feitas para: marca@cm-tvedras.pt (com indicação de nome e telefone). É necessário levar um colchão de yoga ou manta.
Às 19h00 os Maiseu dão um concerto com as composições originais de Joana Camões e Miguel Samarão. Maiseu é um projeto de música contemporânea, de voz e violas regionais, nomeadamente as violas braguesa, campaniça e beiroa.
Das 19h00 às 21h00, o Académico de Torres Vedras dinamiza a Observação Astronómica: Saturno, Júpiter e Galáxia de Andrômeda. Sem o brilho da lua, a noite será ideal para identificar constelações a olho nu e observar a possível passagem de meteoros da chuva de Leônidas, ativa em novembro. Os destaques da noite com recurso a telescópio são: observação de Saturno e seus anéis; visualização de Júpiter e suas luas; galáxia de Andrômeda, visível na constelação de Andrômeda, localizada a 2,5 milhões de anos-luz. A atividade está sujeita a boas condições meteorológicas
O ciclo Made in Torres Vedras dá a conhecer alguns dos elementos que tecem a identidade deste território. Através da valorização e divulgação dos ativos locais que são diferenciadores na oferta turística, na qualidade de vida ou na descoberta de novos talentos e criações, a programação pretende convidar os torrienses a apresentar e conhecer ideias, descobrindo também novas formas de as apresentar ao mundo.