publicidade

O ciclo “Café com Filmes”, produzido pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o Académico de Torres Vedras, regressa este mês de setembro depois de um interregno de verão.

Recorde-se que este ciclo parte da tradição de Torres Vedras na área do cinema, nomeadamente de um passado cineclubista. É objetivo da iniciativa dinamizar um conjunto de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo mediante a exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo e a sociedade, para a descodificação da linguagem e para a formação de novos públicos.

As próximas sessões a realizar no âmbito do ciclo “Café com Filmes” acontecerão no Teatro-Cine de Torres Vedras. Nelas será exibido: o filme A Noite dos Reis, de Philippe Lacôte (23/9, 21h00); o filme First Cow – A Primeira Vaca da América, de Kelly Reichardt (7/10, 21h00); o filme Retrato da Rapariga em Chamas, de Céline Sciamma (28/10, 21h00); as melhores curtas-metragens da 29.ª edição do festival Curtas Vila do Conde (25/11, 21h00); o filme Ladrões de Bicicletas, de Vittorio De Sica (2/12, 21h00); e “Filminhos Infantis” (12/12, 16h00).

A participação nas sessões do ciclo “Café com Filmes” são gratuitas.

Mais informação sobre o ciclo “Café com Filmes” pode ser obtida na área de agenda do site da Câmara Municipal de Torres Vedras ou na página de Facebook da iniciativa.



A Noite dos Reis
 



Sinopse: Um jovem é enviado para MACA, uma prisão no meio da floresta da Costa do Marfim governada pelos reclusos. De acordo com a tradição, aquando do nascer de uma lua vermelha, o Chefe designa-o como o novo Roman (contador de histórias), encarregando-o de contar uma história aos outros prisioneiros. Percebendo o destino que o espera, o jovem começa a narrar a vida mística do lendário bandido a quem chamam Zama King, não tendo alternativa senão fazer durar a história até ao amanhecer.

Festival de Veneza – Seleção Oficial

Festival de Toronto – Prémio Amplify Voices

Festival de Sundance – Seleção Oficial

Costa do Marfim / França / Canadá / Senegal, 2020

Género: Drama, Fantasia

Duração: 1h33

Destinatários: M/12

First Cow – A Primeira Vaca da América



Sinopse: Um cozinheiro solitário e habilidoso (John Magaro) viaja para o Oregon e junta-se a um grupo de caçadores de peles, onde conhece um imigrante chinês (Orion Lee) que, tal como ele, procura criar a sua fortuna. Rapidamente colaboram num perigoso negócio que envolve roubar o leite de uma premiada vaca local.

Estados Unidos da América, 2019

Género: Drama, Western

Duração: 2h02

Destinatários: M/12

Retrato da Rapariga em Chamas

Sinopse: 1770. Marianne é pintora e tem de pintar o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem que acaba de sair do convento. Héloïse resiste ao seu destino de esposa, recusando posar. Marianne tem de a pintar em segredo. Apresentada como dama de companhia, observa-a todos os dias.

Festival de Cannes – Prémio Melhor Argumento 

França, 2019

Género: Romance, Drama

Duração: 2h01

Destinatários: M/12

Parceria com a IPA – Associação para a Promoção da Igualdade

Conversa no final



“Best of Curtas Vila do Conde”

O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que sempre apostou nas tendências cinematográficas atuais e no cruzamento do cinema com outras artes, chegou este ano à sua 29.ª edição. Torres Vedras irá acolher a extensão “Best of Curtas Vila do Conde”, que exibe os premiados das competições nacional e internacional da edição deste ano daquele festival.

Vários países, 2021

Género: Curtas Metragens

Duração: 1h10

Destinatários: M/12

Ladrões de Bicicletas (Sessão “Lugar ao Clássico”)

Sinopse: Ladrões de Bicicletas ocupa há sete décadas consecutivas um lugar cimeiro no cânone dos melhores filmes de todos os tempos. Logo na estreia gerou um grande entusiasmo, na Europa e na América, tendo André Bazin o descrito como uma obra-prima, perfeita e sublime, e afirmado que De Sica era o maior realizador italiano. Amado por Orson Welles e Wes Anderson, filme que “mudou a vida” de Ken Loach e que “salvou a carreira” de Jia Zhang Ke, Ladrões de Bicicletas conta a odisseia de um pai e de um filho pelas ruas de Roma à procura de uma bicicleta roubada, indispensável para o trabalho deste primeiro. Obra zénite do neorrealismo italiano, tem a grandeza de uma tragédia clássica.

Óscares – Prémio Honorário 

Globos de Ouro – Melhor Filme 

BAFTA – Melhor Filme 

Festival de Locarno – Prémio Especial do Júri 

Prémios Bodil – Melhor Filme Europeu

Itália, 1948

Género: Drama

Duração: 1h29

Destinatários: M/6

“Filminhos Infantis” (Sessão Especial Natal)

Sessão de curtas metragens para famílias.

Programa PARA ONDE VAMOS?

Lar Doce Lar (M/3) 

Foxy & Meg Viajam pelo Espaço (M/4) 

Mia (M/4) 

As Aventuras de Miriam: O Papagaio (M/4) 

Jonas e o Mar (M/3) 

Agarrados ao Telemóvel (M/6) 

Vida Animal (M/4) 

As Fábulas Delirantes 1  (M/6)

Género: Animação

Duração: Aproximadamente uma hora

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here