CMTV vai remover árvores da Praça Machado Santos (Praça da Batata)
publicidade

Remoção de espécies arbóreas na Praça Machado Santos, em Torres Vedras

Face ao elevado estado de envelhecimento das seis árvores da espécie Robinia Pseudoacacia existentes na Praça Machado Santos, em Torres Vedras, com o objetivo de determinar o potencial risco de rutura que pode provocar situações de perigo, a Câmara Municipal de Torres Vedras recorreu a uma empresa especializada em arboricultura urbana para a inspeção, diagnóstico e avaliação do grau de perigosidade destes exemplares. A metodologia adotada considerou os eventuais pontos de debilidade e a capacidade de resposta das árvores, contemplando a inspeção visual, a caracterização da copa, folhas, ramos, tronco, colo e do sistema radicular e a realização de análises instrumentais através de resistógrafo.

O relatório desta avaliação refere a existência de lesões extensas com morte de câmbio líbero-lenhoso na maioria das árvores, com seca e apodrecimento dos tecidos internos expostos, fissuras e cavidades, o que revela que efetivamente, a estabilidade estrutural das seis árvores está comprometida, associada a um grau de perigosidade muito elevado.

Face ao elevado risco de rutura identificado a Câmara Municipal de Torres Vedras irá proceder ao abate das árvores existentes na Praça Machado Santos, durante esta semana.

Ciente da importância das árvores em contexto urbano a Câmara Municipal de Torres Vedras irá proceder à plantação de doze árvores em vários espaços verdes da Cidade.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here