CNS lança programa de neuroreabilitação no domicílio
publicidade

O Campus Neurológico (CNS), centro português dedicado a doenças neurológicas, lança agora um Programa de Neuroreabilitação no domicílio, oferecendo um serviço especializado no sentido de apoiar doentes neurológicos e cuidadores nas suas próprias habitações.

Desta forma, o CNS desenvolve um conjunto de atividades dirigidas a pessoas com doenças neurológicas, como doença de Parkinson, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), Esclerose Múltipla, Alzheimer, entre outros. Estas atividades são também dirigidas a familiares e cuidadores.

O apoio consiste em disponibilizar terapia no domicílio, cujo planeamento será feito após uma consulta inicial de identificação de problemas, tendo como principais objetivos a avaliação das necessidades de tratamento e ensino ao doente, familiar e/ou cuidador e definição das intervenções terapêuticas mais adequadas para os problemas identificados.

Na consulta inicial será também realizado um aconselhamento acerca de ajudas técnicas e adaptações ao meio; informação, prescrição e treino de exercícios para o cuidador realizar com o seu familiar doente em casa; informação e treino relativo à prevenção de quedas, engasgamento e dificuldade respiratória; ensino de estratégias facilitadoras da mobilidade nas atividades diárias, com a utilização segura e eficaz de ajudas técnicas, pistas visuais e cognitivas; ensino de estratégias que facilitam a comunicação e treino de utilização de sistemas aumentativos/alternativos de comunicação; informação e seleção de instrumentos/ajudas, técnicas/manobras e outras estratégias adequadas e facilitadoras da alimentação do doente; e intervenção com exercícios específicos para as dificuldades identificadas.

Segundo João Ferreira, Administrador do CNS, “a implementação de um programa de neuroreabilitação específico para o domicílio faz todo o sentido, uma vez que grande parte dos doentes neurológicos encontra-se nas suas próprias habitações. O Campus Neurológico desenvolveu um conjunto de atividades e estratégias dirigidas não só a pessoas com doenças neurológicas, mas também a familiares e cuidadores, pois entendemos que também estes necessitam de apoio e formação no que se refere aos melhores cuidados e técnicas que podem ser implementados a partir de casa. Esperamos ser uma ajuda e mais-valia neste sentido.”

Neste sentido, CNS complementa o conjunto de serviços que disponibiliza para os doentes neurológicos, bem como para os seus familiares e cuidadores.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here